terça-feira, 30 de agosto de 2011

Setembro é o mês do Cinema Chinês



Como parte da programação de filmes internacionais do projeto de extensão Cineclube UFGD, o mês de setembro será da Mostra do Cinema Chinês com sessões todo sábado, às 17h, no cine-auditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). A entrada é franca.

O início será em 03 de setembro, com o filme “Amor à margem do Rio Amarelo” que trata da fase final da 2ª Guerra Mundial, quando um avião de reconhecimento americano é abatido por uma tropa japonesa e Owen, o piloto do avião, foi salvo por membros do VIII Exército do Partido Comunista. De acordo com a sinopse, um grupo de quatro soldados, entre eles a médica An Jie, encarregou-se de escoltar o militar americano, que prestava ajuda à China na guerra anti-japonesa, até uma zona segura e proteger as importantes informações militares que ele tinha. Para cumprir a missão, os soldados do VIII Exército e alguns civis sacrificaram as suas vidas. Durante a viagem, An Jie e o americano apaixonaram-se. Para que ele pudesse chegar à outra margem do rio ela afundou eternamente sob as águas do Rio Amarelo.

Os próximos filmes serão “Grandes pés bonitos” (10 de setembro) “Gada Meilin” (17 de setembro) e “Mãe Bonita” (24 de setembro). A Mostra do Cinema Chinês é uma realização do Cineclube UFGD com subsídio do projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFGD e parceria com a Embaixada da República Popular da China, que emprestou os filmes e forneceu livros sobre “A Escrita Chinesa – das inscrições oraculares ao dígitos binários”, “La Medicina Tradicional China”, “Abecé de la Ópera de Beijing” e “Los Instrumentos Musicales Chinos”, além de um dvd sobre música instrumental chinesa, que estarão disponíveis para os interessados durante as sessões.

Ainda em 2011 estão previstas Mostras do Cinema Indiano (outubro) e Alemão (novembro), sendo que já foram realizadas as Mostras do Cinema Francês (maio) e Canadense (junho), além das nacionais.

SINOPSES

GRANDES PÉS BONITOS

Sábado, 10 de setembro, das 17h às 19h

Local: Cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

Zhang Meili é uma mulher comum que vive numa aldéia afastada. Por ter pés grandes, ela considera-se uma pessoa que não poderá ter realização nenhuma, porque pés pequenos eram um dos critérios da beleza das mulheres de acordo com os conceitos tradicionais. Depois de que o seu marido foi executado por cometer um grave crime por ignorância, ela criou uma escola para que as crianças da aldeia tenham a oportunidade de receber a educação. Xia Yu, a professora voluntária de Beijing veio ajudá-la no ensino. Por diferenças culturais, surgiram muitos equívocos entre elas. Mas as duas se entenderam e acabaram por ser boas amigas. Zhang morreu num acidente automobilístico, mas os sonhos das crianças continuam.

GADA MEILIN

Sábado, 17 de setembro, das 17h às 19h

Local: Cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

Gada Meilin, um pastor das pradarias Korqin, destacava-se pela valentia e honradez. Seu sonho de menino era um dia vir a ser Meilin, isto é, chefe do corpo de guardas do clã Darhan. Quando, enfim, seu sonho é realizado, o chefe do clã decide vender as terras da pradaria aos senhores da guerra em troca de vantagens pessoais, e a população se vê ameaçada de ficar sem a fonte de seu sustento. Gada Meilin se subleva em defesa do povo. A rebelião fracassa, mas ele sobrevive na memória do povo como herói.

MÃE BONITA

Sábado, 24 de setembro, das 17h às 19h

Local: Cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

Zheng Da, um menino surdo de nascença, e sua mãe, a operária Sun Liying, são abandonados à própria sorte pelo chefe da família. A mãe precisa lutar para ganhar a vida, criar o filho e ensiná-lo a falar. Além de ter sido recusado na escola por não conseguir pronunciar as palavras com clareza, Zheng Da tem de suportar a discriminação e a zombaria dos outros. A mãe trabalha dura para poder comprar um aparelho de audição para o filho. Com a ajuda dos amigos, Sun Liying e seu filho enfrentam a adversidade e vencem muitas dificuldades em seu caminho.

Mais informações

www.cineufgd.blogspot.com

cineufgd@gmail.com

Twitter @cineclubeufgd

Facebook Cineclube UFGD

Nenhum comentário:

Postar um comentário