terça-feira, 2 de agosto de 2011

Dourados participa do lançamento dos filmes “Acácio” e “A falta que me faz”



O Cineclube UFGD está entre os 1.000 cineclubes brasileiros que farão o lançamento nacional dos filmes “Acácio” e “A falta que me faz”, da diretora Marília Rocha. As sessões são abertas e gratuitas e serão realizadas aos sábados, às 17h, no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, localizado na Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

“Acácio” será exibido neste sábado, 06 de agosto, e “A Falta que me Faz” em 13 de agosto. Os lançamentos começaram oficialmente no circuito cineclubista em 29 de julho e serão encerrados em 29 de setembro.

A iniciativa é do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, Cine Mais Cultura (MinC), produtora TEIA Filmes e distribuidora LUME Filmes, sendo que a interesse pelo lançamento no circuito cineclubista foi despertado na TEIA e na LUME depois do resultado alcançado com a exibição nos cineclubes do filme “Terra Deu, Terra Come”, que também teve a participação de Dourados.

Em seu diário na internet, (http://www.mariliarocha.com/5001) a diretora Marília Rocha escreveu a seguinte mensagem: “Na última semana, terminamos de enviar os filmes para o lançamento em cineclubes. Os mil participantes já estão recebendo os DVDs, postais e cartazes. Em de uma sala atulhada de pacotes, foi tocante ver nomes de cidades tão distantes onde os filmes chegarão agora. (...) Acompanhe as novidades aqui pelo site e através do nosso Facebook. Até já!”.

Os filmes “Acácio” e “A falta que me faz” foram lançados no circuito comercial em seis capitais brasileiras e Dourados conseguiu a oportunidade de trazer o material para a cidade por meio do circuito cineclubista.

Colocando os filmes no circuito, a TEIA e a LUME desejam provocar uma grande discussão sobre as formas alternativas de exibição no lançamento de filmes no Brasil, já que os filmes brasileiros têm enormes dificuldades de competir por um espaço no circuito exibidor comercial com os grandes lançamentos internacionais. Portanto, elas querem cumprir a missão de fazer os filmes Acácio e A falta que me faz serem vistos pelo máximo de pessoas possível, em todos os cantos do país.

Confira as sinopses

“A Falta que me Faz”
// 2009 / 85 min
Durante um inverno, rodeadas pela Serra do Espinhaço, um grupo de meninas vive o fim da juventude. Um romantismo impossível deixa marcas em seus corpos e na paisagem a seu redor. Em meio a conversas, obrigações e prazeres cotidianos, cada uma delas encontra uma maneira particular de contornar a solidão e enfrentar as incertezas de um futuro próximo.

“Acácio”
// 2008 / 80 min
Depois de trinta anos vivendo em Angola, o etnólogo português Acácio Videira e sua esposa, Maria da Conceição, mudam-se para o Brasil, trazendo na bagagem um extenso registro material da vida dos povos angolanos e dos colonos portugueses. Entrelaçando lembranças, imagens e relatos pessoais, o filme empreende uma jornada afetiva ao passado do casal, ao mesmo tempo em que reconstitui os laços históricos e políticos dos três países em que viveram.

Crédito das fotos: Acácio Videira

Mais informações
http://www.mariliarocha.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário