quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lançamento nacional: “A falta que me faz” será exibido sábado



O projeto de extensão Cineclube UFGD realiza neste sábado (13) o lançamento nacional no circuito cineclubista do filme “A Falta que me Faz”, às 17h, no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, localizado na Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso. A sessão é aberta e gratuita.

Filmado durante um inverno, na cordilheira do Espinhaço, em Curralinho (região de Diamantina, em Minas Gerais), o documentário “A Falta que me Faz” aborda um grupo de garotas em um momento de transição. Alessandra, Priscila, Shirlene e Valdênia vivem um romantismo impossível, que as enlaça com homens de fora, deixando marcas em seus corpos e na paisagem a seu redor. Entre festas, namoros e contradições da passagem para a idade adulta, cada uma encontra sua maneira particular de resistir à mudança e existir na incerteza.

O Cineclube UFGD está entre os 1.000 cineclubes brasileiros que farão o lançamento nacional dos filmes da diretora Marília Rocha. No último sábado (06) foi exibido o filme “Acácio” e agora o “A Falta que me Faz”. Os lançamentos começaram oficialmente no circuito cineclubista em 29 de julho e serão encerrados em 29 de setembro.

RELEASE COMPLETO

A FALTA QUE ME FAZ

Fonte: http://www.mariliarocha.com/imprensa

85 min | 35mm | cor | dolby | 2009 | Brasil

O fim da adolescência, as marcas do amor, a amizade, perdas e separações. Conflitos, prazeres e angustias da passagem para a idade adulta. Este é o fio condutor de A falta que me faz, terceiro longa-metragem de Marília Rocha.

Filmado durante um inverno, na cordilheira do Espinhaço, em Curralinho (região de Diamantina, em Minas Gerais), o documentário aborda um grupo de garotas em um momento de transição. Alessandra, Priscila, Shirlene e Valdênia vivem um romantismo impossível, que as enlaça com homens de fora, deixando marcas em seus corpos e na paisagem a seu redor. Entre festas, namoros e contradições da passagem para a idade adulta, cada uma encontra sua maneira particular de resistir à mudança e existir na incerteza.

O documentário, produzido pela Teia, foi realizado ao longo de quase dois anos. As filmagens ocorreram de abril de 2008 a agosto de 2009. Segundo Marília, o contato com as meninas se deu através de uma pesquisa para um documentário que abordaria a extração de flores secas na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais. “Eu estava fazendo um filme com catadores de sempre-vivas quando conheci as meninas de Curralinho. Depois desse encontro, o projeto teve uma virada e o filme foi realizado apenas com elas”, diz.

A falta que me faz foi selecionado para o 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em novembro de 2009. A première internacional do filme foi no 39º Festival Internacional de Roterdã, em fevereiro de 2010. Em 2010, foi exibido na Argentina, Rússia, México, Portugal, Canadá, Itália, Chile e Cuba. Foi também vencedor do Prêmio do Júri de Melhor Filme no 5º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

Marília Rocha (diretora) – vive e trabalha em Belo Horizonte (Brasil). É mestre em Comunicação Social pela UFMG e uma das integrantes do núcleo Teia. Seus primeiros filmes, Aboio e Acácio, foram exibidos em festivais e mostras de cinema em diversos países, como MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (EUA), É Tudo Verdade (Brasil), Festival de Roterdã (Holanda), Bafici (Argentiva), Festival de Guadalajara (México), Doclisboa (Portugal), entre outros. A falta que me faz é seu terceiro longa-metragem.

Teia - fundada em 2003 em Belo Horizonte, a TEIA é composta por Clarissa Campolina, Helvécio Marins Jr., Leonardo Barcelos, Marília Rocha, Pablo Lobato e Sérgio Borges. Seus filmes ganharam mais de 60 prêmios em festivais brasileiros, alguns deles nos mais importantes festivais do país, como o de Brasília (melhor curta com “Trecho”, 2006), É Tudo Verdade (Melhor longa brasileiro com “Aboio”, 2005) e Festival do Rio (Melhor longa documentário pela ABD&C com “Acidente”, 2006).

Uma das produtoras brasileiras de maior destaque no cenário internacional, a TEIA teve ainda seus filmes selecionados para alguns dos maiores eventos e festivais de cinema no mundo, como Locarno, Sundance, Roterdã, Karlovy Vary, MoMA (Nova Iorque), e recebeu prêmios em importantes festivais internacionais, como Guadalajara, (“Acidente”, 2007) Mannheim-Heildelberg (“Nascente”, 2006), L’Alternativa Barcelona (“Nascente, 2006), JVC Tokyo Film Festival (“Duralex Sedlex”, 2003), Santa Maria da Feira, Portugal (“Silêncio” e “Nascente”, 2005). Mais informações no site www.mariliarocha.com .

Patrocínio – A falta que me faz foi realizado pela Teia com o incentivo da Lei do Audiovisual e recursos da terceira edição do Filme em Minas – Programa de Estímulo ao Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais que é patrocinado pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).

Notas imprensa

“In a remote mountain area in the beautiful [Brazilian state of] Minas Gerais, Brazil’s best documentary maker right now follows four friends at the end of their adolescence for one winter long, as they reach maturity.”

International Film Festival Rotterdam Curatorship

“Muito expressivo do ponto de vista visual, é um filme de identidade feminina, sensível, respeitoso de falas, sotaques e sentimentos. Belo, muito belo”

Luiz Zanin – O Estado de S. Paulo

“O filme faz vir a nós um universo complexo, simples, comum e fascinante. De quantos filmes brasileiros contemporâneos pode-se dizer isso?”

Francis Vogner – Revista Cinética

“Um exercício estético e humano que tateia as possibilidades do cinema”

Ana Paula Souza – Folha de S. Paulo

“Instigante e inventivo”.

Roger Lerina – Zero Hora

"Um filme simples e poético, uma visita reveladora de um universo que parece parado no tempo"

Marcelo Lyra – site Cinequanon

FICHA TÉCNICA

Personagens I Alessandra Ribeiro, Priscila Rodrigues Ribeiro, Shirlene Rodrigues Ribeiro e Valdênia Ribeiro

Direção | Marília Rocha

Diretora Assistente | Clarissa Campolina

Produção | Luana Melgaço e Helvécio Marins Jr., Felipe Duarte

Fotografia| Alexandre Baxter e Ivo Lopes Araújo

Montagem | Francisco Moreira e Marília Rocha

Som | O Grivo

Produtora | Teia

Coordenador de Lançamento e Distribuição | Felipe Duarte

Distribuição | Teia

FESTIVAIS

• 39º Festival de Cinema de Roterdã (Holanda)

• 12º BAFICI – Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (Argentina)

• 6º Kinoteatr.doc – Festival de Cinema Independente de Moscou (Rússia)

• 1º Distrital – Semana de Cine Mexicano e Outros Mundos (México)

• 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Brasil)

• 13º Mostra de Cinema de Tiradentes (Brasil)

• 5º Festlatino – Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo (Brasil)

• 8º DocLisboa – Festival Internacional de Cinema (Portugal)

• 10º Indie – Mostra Mundial de Cinema (BH/Brasil)

• 14º RIDM – Rencontres Internationales du Documentaire de Montréal (Canadá)

• 14º Forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico (Brasil)

• 51º Festival dei Popoli – Festival Internacional de Documentário (Florença/Itália)

• 21º Festival de Cine de Viña del Mar (Chile)

• 1º Festival de Documentários de Cachoeira (Brasil)

• 7º Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino (Brasil)

Sobre o lançamento nacional

A iniciativa de lançamento nacional no circuito cineclubista é do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, Cine Mais Cultura (MinC), produtora TEIA Filmes e distribuidora LUME Filmes, sendo que esse interesse foi despertado depois do resultado alcançado com a exibição nos cineclubes do filme “Terra Deu, Terra Come”, que também teve a participação de Dourados.

Colocando os filmes no circuito, a TEIA e a LUME desejam provocar uma grande discussão sobre as formas alternativas de exibição no lançamento de filmes no Brasil, já que os filmes brasileiros têm enormes dificuldades de competir por um espaço no circuito exibidor comercial com os grandes lançamentos internacionais. Portanto, elas querem cumprir a missão de fazer os filmes Acácio e A falta que me faz serem vistos pelo máximo de pessoas possível, em todos os cantos do país.

Os filmes “Acácio” e “A falta que me faz” foram lançados no circuito comercial em seis capitais brasileiras e Dourados conseguiu a oportunidade de trazer o material para a cidade por meio do circuito cineclubista.

Mais informações

http://www.mariliarocha.com/

Facebook: Cineclube Lançamentos Marília Rocha

Cineclube UFGD: www.cineufgd.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário