terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cineclube UFGD exibe “Paisagens brasileiras” nesta quarta-feira


O projeto de extensão Cineclube UFGD exibe nesta quarta-feira, 31 de agosto, os curtas-metragens do programa “Paisagens Brasileiras”, das 12h às 13h, no auditório de Biotecnologia da FCA, em frente ao RU antigo.

Esse horário busca beneficiar alunos e servidores que ficam em período integral na UEMS e UFGD, oferecendo uma alternativa cultural para o intervalo de almoço.

Interrompidas por conta da greve dos técnicos-administrativos das universidades federais, as sessões de quarta-feira retornariam em 24 de agosto, mas dessa vez isso não ocorreu por conta da paralisação dos professores. Agora o projeto retorna com a normalidade das sessões.

De acordo com a sinopse de “Paisagens Brasileiras”, uma característica que tem marcado a produção mais recente de curtas brasileiros é a sua capacidade de dar conta das expressões locais de quase todo o país, possibilitando assim que o espectador brasileiro (re)conheça as paisagens de uma série de diferentes Brasis nas telas.

Esta coletânea de curtas permite que passeemos do sertão paraibano (Passadouro) aos grandes centros urbanos de Rio (Geraldo Voador) e São Paulo (Wholes), indo até a Porto Alegre de Trampolim. No meio do caminho, passamos ainda pelo interior de Minas Gerais (O Maior Espetáculo da Terra), Brasília (A Lente e a Janela) e pelos rios de Recife (Recife de Dentro para Fora).

Para além das peculiaridades deste trajeto geográfico e de paisagens, vemos obras de realizadores extremamente pessoais que, indo do documentário ao ensaio poético quase experimental, passando pela ficção, encontram nos espaços ao seu entorno verdadeiras musas inspiradoras.

Os filmes são fornecidos ao Cineclube UFGD pela Programadora Brasil, como parte do Programa Cine Mais Cultura desenvolvido pelo Ministério da Cultura.

Filmes:

A lente e a janela de Marcius Barbieri
DF, 2005, Ficção, Colorido, 12 min.

Geraldo Voador de Bruno Vianna
RJ, 1994, Ficção, PB, 10 min.

O maior espetáculo da terra de Marco Pimentel
MG, 2005, Documentário, Colorido, 15 min.

Passadouro de Torquato Joel
PB, 1999, Documentário, Colorido, 6 min.

Recife de dentro pra fora de Kátia Mesel
PE, 1997, Documentário, Colorido, 15 min.

Trampolim de Fiapo Barth
RS, 1998, Ficção, Colorido, 12 min.

Wholes de A.S. Cecílio Neto
SP, 1991, Experimental, Colorido, 10 min.

Programa http://www.programadorabrasil.org.br/programa/77/

Mais informações

www.cineufgd.blogspot.com

cineufgd@gmail.com

Twitter @cineclubeufgd

Facebook Cineclube UFGD

Nenhum comentário:

Postar um comentário