terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sábado será exibido o filme “Cinema, Aspirinas e Urubus”



O projeto de extensão Cineclube UFGD realiza neste sábado (27) a exibição do filme “Cinema, aspirinas e urubus”, de Marcelo Gomes, e do curta “O crime da imagem”, de Lírio Ferreira, às 17h, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

A sessão é gratuita e tem o objetivo de divulgar o cinema nacional. Os filmes são fornecidos ao Cineclube UFGD pela Programadora Brasil, como parte do Programa Cine Mais Cultura desenvolvido pelo Ministério da Cultura.

Com equilíbrio entre forma e fundo raro para um estreante, o pernambucano Marcelo Gomes realizou uma das melhores abordagens do sertão nordestino e um dos grandes momentos do cinema brasileiro atual. O encontro entre um alemão, fugido da Segunda Guerra Mundial, e um nordestino que quer ir para a cidade grande em busca de oportunidades, rende um belo e original road-movie (filme de estrada).

Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, para vender um remédio “milagroso”. Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre.

O diretor investe no despojamento formal, mas cria uma nova estética, resultado de um fecundo diálogo com a paisagem agreste.

O sertão nordestino também é cenário do curta “O crime da imagem”, realizado por outro pernambucano, Lírio Ferreira. O filme mostra Antônio Conselheiro (Tuca Andrada) antes de se tornar o líder de Canudos.

Saiba mais sobre os filmes:

Cinema, aspirinas e urubus de Marcelo Gomes
PE, 2005, Ficção, Colorido, 99 min.

O crime da imagem de Lírio Ferreira
PE, 1992, Ficção, Colorido, 13 min

Mais informações

www.cineufgd.blogspot.com

cineufgd@gmail.com

Twitter @cineclubeufgd

Facebook Cineclube UFGD

Nenhum comentário:

Postar um comentário