quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mostra do Cinema Chinês exibe “Grandes pés bonitos” neste sábado


O projeto de extensão Cineclube UFGD realiza neste sábado (10), a exibição do filme “Grandes pés bonitos” como parte da programação da Mostra do Cinema Chinês, às 17h, no cine-auditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). A entrada é franca.


De acordo com a sinopse de “Grandes pés bonitos”, Zhang Meili é uma mulher comum que vive numa aldeia afastada. Por ter pés grandes, ela considera-se uma pessoa que não poderá ter realização nenhuma, porque pés pequenos eram um dos critérios da beleza das mulheres de acordo com os conceitos tradicionais. Depois de que o seu marido foi executado por cometer um grave crime por ignorância, ela criou uma escola para que as crianças da aldeia tenham a oportunidade de receber a educação. Xia Yu, a professora voluntária de Beijing veio ajudá-la no ensino. Por diferenças culturais, surgiram muitos equívocos entre elas. Mas as duas se entenderam e acabaram por ser boas amigas. Zhang morreu num acidente automobilístico, mas os sonhos das crianças continuam.

Os próximos filmes serão “Gada Meilin” (17 de setembro) e “Mãe Bonita” (24 de setembro). A mostra foi iniciada em 03 de setembro com o filme “Amor à margem do Rio Amarelo”.

A Mostra do Cinema Chinês é uma realização do Cineclube UFGD com subsídio do projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFGD e parceria com a Embaixada da República Popular da China, que emprestou os filmes e forneceu livros sobre “A Escrita Chinesa – das inscrições oraculares ao dígitos binários”, “La Medicina Tradicional China”, “Abecé de la Ópera de Beijing” e “Los Instrumentos Musicales Chinos”, além de um dvd sobre música instrumental chinesa, que estarão disponíveis para os interessados durante as sessões.

Ainda em 2011 estão previstas Mostras do Cinema Indiano (outubro) e Alemão (novembro), sendo que já foram realizadas as Mostras do Cinema Francês (maio) e Canadense (junho), além das nacionais.


Sinopses

Gada Meilin
Sábado, 17 de setembro, das 17h às 19h
Local: Cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

Gada Meilin, um pastor das pradarias Korqin, destacava-se pela valentia e honradez. Seu sonho de menino era um dia vir a ser Meilin, isto é, chefe do corpo de guardas do clã Darhan. Quando, enfim, seu sonho é realizado, o chefe do clã decide vender as terras da pradaria aos senhores da guerra em troca de vantagens pessoais, e a população se vê ameaçada de ficar sem a fonte de seu sustento. Gada Meilin se subleva em defesa do povo. A rebelião fracassa, mas ele sobrevive na memória do povo como herói.


Mãe bonita
Sábado, 24 de setembro, das 17h às 19h
Local: Cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

Zheng Da, um menino surdo de nascença, e sua mãe, a operária Sun Liying, são abandonados à própria sorte pelo chefe da família. A mãe precisa lutar para ganhar a vida, criar o filho e ensiná-lo a falar. Além de ter sido recusado na escola por não conseguir pronunciar as palavras com clareza, Zheng Da tem de suportar a discriminação e a zombaria dos outros. A mãe trabalha dura para poder comprar um aparelho de audição para o filho. Com a ajuda dos amigos, Sun Liying e seu filho enfrentam a adversidade e vencem muitas dificuldades em seu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário