sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cineclube UFGD debate aborto como problema de saúde pública



O projeto de extensão Cineclube UFGD apresenta amanhã (01), às 17h, o documentário “Fim do Silêncio” dirigido por Thereza Jessouron e produzido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Representantes de Dourados da Marcha Mundial das Mulheres foram convidadas para a realização do debate. A sessão é aberta ao público e ocorre no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

O documentário apresenta depoimentos de mulheres de idades, classes sociais e estados brasileiros diversos, como Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Na produção, as entrevistadas falam abertamente, sem esconder o rosto nem a identidade, como e porque fizeram o aborto. “Fim do Silêncio” foi financiado pelo Selo Fiocruz Vídeo, que busca popularizar e democratizar o acesso da população ao conhecimento dos principais problemas de saúde pública do Brasil.

O vídeo apresenta uma visão polêmica de como o aborto inseguro se constitui em um dos principais problemas para a saúde pública brasileira, sendo responsável por sequelas físicas, psicológicas e situações de risco, além da possibilidade de morte.

Dados citados no documentário:

“A cada ano, 20 milhões de abortos induzidos são realizados em todo o mundo, em condições inseguras, levando à morte 68 mil mulheres”
“97% dos abortos acontecem em países em desenvolvimento”
“Apenas 26% dos países do mundo ainda não descriminalizaram o aborto. Todos eles são na América Latina, África e Ásia”


Mais informações

Sobre o filme

http://www.fiocruz.br/icict/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1395&sid=80

Trecho na internet

http://www.youtube.com/watch?v=XbSUP0G5_Y0&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário