quinta-feira, 30 de julho de 2009

Sucesso de Glauber Rocha será exibido neste sábado em Dourados


Às 17h deste sábado (1º), o Cineclube UFGD exibe gratuitamente, para maiores de 14 anos, o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” que é uma das principais obras do cineasta Glauber Rocha. A sessão de cinema será no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, localizado na Rua João Rosa Góes, 1.765, Vila Progresso.
Um dos grandes marcos do Cinema Novo, esse é o segundo longa-metragem do cineasta Glauber Rocha que se apodera da linguagem do cordel para mergulhar no Nordeste do cangaço, do fanatismo religioso, da miséria e do poder cruel dos coronéis. O resultado é uma obra-prima barroca, atravessada por lirismo cortante e grandeza épica, que explora a árida paisagem da região com rara força dramática e simbólica. O uso da música de Heitor Villa-Lobos contribui para fazer de “Deus e o Diabo na Terra do Sol” um clássico imprescindível.
O enredo conta a história do vaqueiro Manuel que revoltado contra a exploração de que é vítima por parte do coronel Morais, mata-o durante uma briga. Começa então a fuga de Manuel e de sua esposa Rosa, que são perseguidos por jagunços até se integrarem aos seguidores do beato Sebastião, no lugar sagrado de Monte Santo. Ao mesmo tempo, o matador de aluguel Antônio das Mortes, a serviço dos latifundiários e da Igreja Católica, extermina os seguidores do beato, o que faz com que o casal tenha de continuar fugindo e se encontre com Corisco, cangaceiro remanescente do bando de Lampião.
O filme é um suspense em preto e branco lançado em 1964 que conquistou prêmios da Crítica Mexicana (Festival Internacional de Acapulco, México, 1964), Grande Prêmio (Festival de Cinema Livre, Itália, 1964), Náiade de Ouro (Festival Internacional de Porreta Terme, Itália, 1964), Troféu Saci (Melhor Ator Coadjuvante: Maurício do Valle, 1965), e Grande Prêmio Latino-Americano (Festival Internacional de Mar del Plata, Argentina, 1966).
Na sequência, no próximo sábado (8), o Cineclube exibe o Programa “Em torno de Glauber” que traz os curtas-metragens “A Degola Fatal” (Clóvis Molinari Junior e Ricardo Favilla, RJ, 2004), “A Voz do Morto” (Vitor Angelo , SP, 1993), “Abry” (Joel Pizzini e Paloma Rocha , SP, 2003), “De Glauber para Jirges” (André Ristum , SP, 2005) , “Memória de Deus e o Diabo em Monte Santo e Cocorobó” (Agnaldo Siri Azevedo , BA, 1984) .
Glauber Rocha, considerado o mais importante cineasta brasileiro de todos os tempos, influenciou toda uma geração subseqüente à sua morte. No programa “Em torno de Glauber”, a Programadora Brasil juntou obras que tentam desconstruir o mito Glauber, mantendo-se fieis às suas proposições de linguagem e estética. Sua mãe, D. Lúcia Rocha, também é retratada, tanto como tema do documentário Abry, quanto se despedindo do filho em A Degola Fatal, num dos momentos mais registrados da história do cinema nacional.
Já as sessões de cinema às quintas-feiras voltam apenas em 5 de agosto, com o retorno das aulas na Unidade II da UFGD.
O Cineclube UFGD entrou em atividade em janeiro de 2009, não tem fins lucrativos e sua finalidade é estudar, apreciar e divulgar a cultura audiovisual e cinematográfica sob todas as formas. Entre as atividades estão a distribuição, projeção e exibição de filmes e material audiovisual em geral e a realização de manifestações culturais e cinematográficas.

Fonte das sinopses: Programadora Brasil

Fotos: Divulgação
Legenda: “Deus e o Diabo na Terra do Sol” é um suspense em preto e branco lançado em 1964

Nenhum comentário:

Postar um comentário