sexta-feira, 10 de julho de 2009

Amarelo Manga e A Canga serão exibidos neste sábado


Às 17h deste sábado (11), o Cineclube UFGD exibe gratuitamente, para maiores de 18 anos, os filmes “Amarelo Manga” e “A Canga”, no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, localizado na Rua João Rosa Góes, 1.765, Vila Progresso.
Amarelo Manga, de Cláudio Assis, e A Canga, de Marcus Villar, são exemplares do atual e polêmico cinema nordestino. Amarelo Manga é um retrato visceral do baixo mundo da cidade do Recife feito a partir de personagens que remetem ao universo do dramaturgo Nélson Rodrigues. Guiados pela paixão, eles vão penetrando num universo feito de armadilhas e vinganças, de desejos irrealizáveis, da busca incessante da felicidade. O universo aqui é o da vida-satélite e dos tipos que giram em torno de órbitas próprias, colorindo a vida de um amarelo hepático e pulsante. Não o amarelo do ouro, do brilho e das riquezas, mas o amarelo do embaçamento do dia-a-dia e do envelhecimento das coisas postas. Um amarelo-manga, farto.
No elenco de Amarelo Manga estão atores como Matheus Nachtergaele, Jonas Bloch, Dira Paes, Chico Diaz, Leona Cavalli e Magdale Alves.
Já A Canga constrói a sua ambientação numa lavoura atingida pela seca em pleno sertão paraibano, onde o patriarca de uma família obriga a mulher, os filhos e a nora a colocarem nos ombros uma canga de boi, fazendo-os trabalhar como animais. Fora de si, o velho perde o controle da situação e a família reage provocando um desfecho inusitado. Filmes de imagens fortes e belíssimas, os dois títulos são fotografados por Walter Carvalho.


Prêmios
Amarelo Manga
- Melhor Filme - Fórum do Novo Cinema, concedido pela Federação Internacional dos Cinemas de Arte (CICAE) - 53o Festival de Berlim - Alemanha (2003)
- Melhor Filme - 15o Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse - França (2003)
- Melhor Filme de Diretor Estreante - Opera Prima - 25o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano - Havana, Cuba (2003)
- Melhor Filme e Melhor Ator - 7º Festival de Cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira - Portugal (2003)
- Melhor Filme, Melhor Filme na escolha da Crítica, Melhor Filme na escolha do Público, Melhor Ator, Melhor Fotografia e Melhor Montagem - 35o Festival de Brasília - Brasil (2002)
- Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Música, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Montagem - 13o CineCeará - Brasil (2003)
- Melhor Fotografia - 7o Festival de Cinema Brasileiro de Miami - EUA (2003)
- Melhor Diretor e Melhor Montagem - APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte - São Paulo, Brasil (2003)
- Melhor Filme na escolha do público - Festival SESC dos Melhores Filmes - São Paulo, Brasil (2003)
- Melhor Fotografia - Grande Prêmio TAM do Cinema Brasileiro - Rio de Janeiro, Brasil (2004)

A Canga
-Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Santa Maria da Feira, em Portugal, realizado em abril de 2001.
-Melhor filme no Cine Ceará, realizado em junho de 2001
-Melhor Música, Prêmio Aquisição Canal Brasil e Júri Popular, no Festival de Cinema de Gramado, realizado em agosto de 2001
-Prêmio da ABD-SP, Prêmio Menção Honrosa da TV Cultura, e Prêmio do Júri Popular, no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, realizado em agosto de 2001.
-Melhor fotografia, Melhor adaptação Literária e Prêmio Glauber Rocha - Melhor da Jornada, na Jornada de Cinema da Bahia, realizado em setembro de 2001
-Prêmio Aquisição do Ministério da Cultura, no Festival de Cinema de Vitória, realizado em outubro de 2001
-Prêmio de Melhor Direção, no Festival de Cinema de Cuiabá, realizado em novembro de 2001.
-Prêmio de Melhor Direção, no Festival de Cinema de Recife, realizado em abril de 2002.
-Prêmio de Melhor filme, no Festival de Cinema de Florianópolis, realizado em maio de 2002.
-Prêmio de Melhor filme, no Festival Internacional do Meio Ambiente, realizado em maio de 2002, na cidade de Goiás Velho, Goiás.
-Prêmio de Melhor Direção, no Festival Internacional de Cinema Brasileiro, em Miami, realizado em maio de 2002.


Fonte das sinopses e premiações: Programadora Brasil

Mais informações
Twitter: www.twitter.com/cineclubeufgd
E-mail: cineufgd@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário