quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mais de 450 pessoas participaram da Mostra do Cinema Francês

O projeto de extensão Cineclube UFGD encerrou no último sábado (28) a Mostra do Cinema Francês que durante todo o mês de maio abordou o tema “Globalização, Globalizações”. As sessões foram abertas ao público e nos dias 07, 14, 21, 26, 27 e 28 de maio atingiram 466 pessoas.

Os filmes exibidos foram fornecidos pela Embaixada da França no Brasil, Cinemateca da Embaixada da França e Institut Français. O Cineclube convidou professores e representantes de instituições para atuarem como debatedores e para isso contou com a participação da vice-diretora do Banco Pirê, Neide Castilho, e dos professores Dionise Juchem, diretora da FACE, e Henrique Satori, João Urt e Joseph Luciani, da FADIR.

Dionise Juchem falou sobre temas abordados no documentário “Uma Empresa Decente”, de Thomas Balmès, comparando-o ao filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, e comentando que mesmo passando tantos anos entre uma obra e outra é possível perceber que os avanços foram pequenos nessa área, que a sociedade precisa encontrar o equilíbrio entre a qualidade dos produtos, o preço acessível, o trabalho digno e a vontade dos consumidores.

Já após a apresentação do filme “O Banqueiro dos Humildes”, a vice-diretora do Banco Pirê, Neide Castilho, explicou que o Banco Pirê é um banco social, muito semelhante ao modelo indiano. “Nosso banco empresta dinheiro justamente para quem não consegue empréstimo nos demais bancos porque não tem emprego fixo, não tem fonte de renda. Nós emprestamos o dinheiro para que essa pessoa comece a gerar uma renda”, contou.

“Nosso banco começou pela ONG Mulheres em Ação, que fazia capacitação de mulheres em cursos de artesanato, produção de alimentos, corte e costura. Mas as mulheres faziam o curso e não tinham como comprar os ingredientes ou tecidos para começar a produzir, para depois vender e gerar renda. Aí pensamos em um banco solidário, que mobilizasse a Economia Solidária no nosso município”. Foi assim que as mulheres de Dourados criaram o Banco Pirê e a moeda social Pira Pirê. A mostra do filme ajudou a dar visibilidade à mobilização local e a experiência das mulheres douradenses rendeu mais de uma hora de debates e reflexões sobre Economia Solidária.

Henrique Sartori foi o debatedor de “O Combate dos Juizes” e, além de atualizar as questões relativas ao Tribunal Penal Internacional (TPI) e o posicionamento do Brasil nessa área, contou as impressões da viagem que fez a Sarajevo, em 2006, quando pode sentir o clima que a população ainda vive com relação a guerra, tema tabu entre os mais velhos e que traz lembranças que provocam choro em quem era criança no período.

“Notei, por exemplo, a quantidade de cemitérios na cidade, eram 23 grandes cemitérios, grandes mesmo, separados entre cemitérios de cristãos e de muçulmanos. Dourados tem dois e a população deles não é tão diferente assim, algo em torno de 500 mil na época da guerra. Então é importante criar ambientes (TPI) em que sintam que existe justiça para que não se sintam tão quebrados”, disse Sartori.

Sobre “Globalização, violência ou diálogo?”, João Urt e Joseph Luciani levantaram questões que fizeram o público pensar também em pontos que o filme não tratou e hipóteses da razão de não ter tratado. Ao invés de focar só no embate entre Fórum Econômico Mundial (Davos) e o Fórum Social Mundial (Porto Alegre – 1ª vez), por exemplo, o debate abordou desafios para uma sociedade melhor, quando os participantes refletiram sobre o que fazer e o consenso foi de que são mais perguntas que respostas, mas que perguntar é muito importante.

A Mostra do Cinema Francês exibiu ainda “Nossos Amigos do Banco” e “O Pesadelo de Darwin”e foi a primeira mostra do Cineclube UFGD em 2011 com filmes internacionais. Em junho já teve início a Mostra do Cinema Canadense e serão realizadas mostras de cinema chinês (setembro) e alemão (outubro), além das mostras de cinema nacional nos demais meses.

Mais informações
Site: www.cineufgd.blogspot.com
E-mail: cineufgd@gmail.com
Twitter: http://twitter.com/cineclubeufgd

Nenhum comentário:

Postar um comentário