quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mostra Canadense debate filmes indígenas a partir de hoje


Como parte da Mostra do Cinema Canadense, o projeto de extensão Cineclube UFGD realiza nesta quinta (16), sexta e sábado a Mostra de Filmes Indígenas, com exibição e debate dos documentários “Urban Elder” (Curandeiros urbanos), “For Angela” (Para Angela), “My village in Nunavik”(Minha aldeia em Nunavik), “Hands of history” (Mãos da história), “Singing our stories” (Cantando nossas histórias) e “No turning back” (Sem volta). As sessões são gratuitas e abertas ao público e começam às 19h, no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD.

Para coordenar os debates foram convidados Levi Marques Pereira, Antônio José Guimarães Brito, Verônica Guimarães, Lelian Chalub Paschoalick, Marcos Homero e João Machado.

O Cineclube UFGD conseguiu trazer os filmes para Dourados através de subsídio do projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFGD e parceria com o Consulado Geral do Canadá.

Para encerrar a Mostra de Filmes Indígenas, no último sábado de junho (25) será exibido, sem debate, o documentário “Kanehsatake - 270 years of resistance” (Kanehsatake – 270 anos de Resistência)”, com duração de 119 minutos.

A Mostra do Cinema Canadense do Cineclube UFGD teve início em 01ª de junho e contou também com as Mostras Direitos do Coração (04 e 11 de junho) e de Animação (01, 08, 15, 22 e 29 de junho).

Sobre os filmes

Quinta-feira (16), às 19h, no cine-auditório da Unidade 1
URBAN ELDER (28:54) (Curandeiros Urbanos)
1997 NFB Director: Robert S. Adams Producers: Robert S. Adams, Peter Starr (NFB)
A história de um curandeiro urbano, Vern Harper, pessoa mais velha e de grande sabedoria, que aconselha, resolve disputas, e atua como modêlo e árbitro de um comportamento aceitável de acordo com os costumes nativos.
FOR ANGELA (22) (Para Angela)
1995, NFB Writer/Co-director: Daniel Prouty Director: Nancy Trites Botkin Producers: Nancy Trites Botkin and Joe MacDonald
O filme retrata a história real de uma mulher que reage com dignidade e firmeza à discriminação que ela e a filha sofrem por serem minoria aborígene numa sociedade de brancos.
MY VILLAGE IN NUNAVIK (46:57) (Minha aldeia em Nunavik)
1999, NFB Director: Bobby Kenuajuak Producer: Nicole Lamothe
Bobby Kenuajuak nasceu na aldeia de Puvirnituq. Aos 23 anos, venceu um concurso da National Film Board para diretores aborígenes. O documentário filmado durante dezoito meses, retrata a vida na aldeia e os eventos que forjaram o caráter do seu povo.

Sexta-feira (17), às 19h, no cine-auditório da Unidade 1
HANDS OF HISTORY (51:43) (Mãos da História)
1994, NFB, Director, Loretta Todd Producer, Margaret Pettigrew
Quatro artistas aborígines, todas mulheres, falam sobre suas experiências e seus processos criativos.
SINGING OUR STORIES (48:52) (Cantando nossas histórias)
1998 NFB Directed by: Annie Fraziér Henry Producers: Annie Fraziér Henry (Full Regalia Productions), Michael Chechik (Omni Film Productions), George Johnson (NFB)
Tributo ao poder da cancão nas culturas natives e às mulheres que procuram manter viva essa tradição.

Sábado (18), às 17h, no cine-auditório da Unidade 1
NO TURNING BACK (47:20) (Sem volta)
1997 NFB. Director: Greg Coyes Producers: Carol Geddes, Michael Doxtater, Jerry Krepakevich
Narrado pela artista canadense, Tina Keeper, o filme entrelaça as vozes passionais e articuladas dos aborígines, dos Inuits e dos Métis com a história do relacionamento entre os primeiros Povos da Nação e o governo Canadense.

Sábado (25), às 17h, no cine-auditório da Unidade 1
KANEHSATAKE (270 years of resistance) (119:14) (Kanehsatake – 270 anos de Resistência)
1993 NFB. Produced by the National Film Board of Canada/Studio B
Num dia quente de julho de 1990, um confronto histórico colocou os assuntos aborígines de Kanehsatake e do povoado de Oka, no Québec, sob os holofotes internacionais e na consciência canadense.

Contatos Cineclube UFGD
cineufgd@gmail.com
www.cineufgd.blogspot.com
@cineclubeufgd

Nenhum comentário:

Postar um comentário