quarta-feira, 29 de junho de 2011

Filmes do programa “Redemocratização: as greves de 1979” serão exibidos hoje

O Cineclube UFGD exibe às 13h30 de hoje, 29 de junho, os curtas do programa “Redemocratização: as greves de 1979”, no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD. A sessão é aberta ao público e terá a participação dos técnicos administrativos que estão em greve na UFGD.

“Redemocratização: as greves de 1979” traz três filmes que foram realizados por diferentes diretores com uma só motivação: narrar um importante momento da história recente do país, por meio da linguagem do cinema documentário, em obras sem personagens centrais, cujo protagonismo é exercido pela coletividade.

Arrocho salarial, opressão das multinacionais, repressão do Estado de exceção e união da classe trabalhadora são alguns dos temas urgentes da época. A paralisação dos trabalhos dos metalúrgicos do ABC Paulista, região de forte concentração industrial do Sudeste brasileiro, aprofundaria as graves contradições da agonizante ditadura militar e revelaria, ao mesmo tempo, o nascimento de uma figura pública que marcaria os 30 anos seguintes do cenário político do Brasil: o líder sindical Luiz Inácio “Lula” da Silva.

Filmes do Programa

ABC Brasil de Sérgio Péo - 1981, Documentário, Colorido, 18 min - Documentário sobre a retomada do movimento operário, liderado pelos metalúrgicos do ABC Paulista, que culminou na criação do Partido dos Trabalhadores (PT). Recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Niterói, em 1982.

Greve de março de Renato Tapajós - 1979, Documentário, Colorido, 35 min - O documentário aborda a primeira fase da greve dos metalúrgicos do ABCD, em 1979. Foi realizado para ser exibido aos operários durante a trégua entre as duas fases da greve, com o objetivo de mobilizá-los para a segunda fase. O filme mostra as grandes assembleias, com mais de 100 mil metalúrgicos, no campo de Vila Euclides, em São Bernardo do Campo; a mobilização em vigília no Sindicato; os conflitos de rua decorrentes e a volta triunfal da diretoria, encabeçada por Lula, na grande assembleia em que a trégua é proposta.

Greve! de João Batista de Andrade - 1979, Documentário, Colorido/PB, 37 min - Os acontecimentos principais da greve dos metalúrgicos do ABC, liderada por Lula em março de 1979, são narrados ao mesmo tempo em que se procura contextualizá-los no momento político brasileiro. Depoimentos de operários militantes revelam as razões objetivas que os conduziram a esse movimento sólido e transformador.

Mais informações sobre os filmes
http://www.programadorabrasil.org.br/programa/151/

Nenhum comentário:

Postar um comentário