sexta-feira, 25 de março de 2011

“Três irmãos de sangue” mostra a trajetória dos irmãos Henfil, Betinho e Chico Mário


Nesta segunda semana de inscrições para o Projeto de Extensão Cineclube UFGD, o programa mais votado foi Três irmãos de sangue (longa metragem) e Leucemia (curta), filmes que serão exibidos no sábado (26), às 17h, no cine-auditório da Unidade I (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

Pátria, família, doença e exílio são os temas que aproximamos dois filmes deste programa. O documentário Três irmãos de sangue revela a trajetória dos irmãos Henfil, Betinho e Chico Mário, personalidades de atuação marcante no período de transição entre a ditadura e a democracia no Brasil e, unidos por uma condição genética que resultou em sua morte prematura: a hemofilia e, em consequência dela, a Aids. Acompanhando o documentário, o premiado curta Leucemia apresenta outros personagens reais, também marcados pelo exílio e pela doença. Em 1968, um casal de operários tenta encontrar meios de levar o filho de volta ao Brasil para ser criado pelos avós, pois a mãe sofre de leucemia.

A sessão é aberta ao público, o filme tem classificação livre e a sessão ainda não conta como carga horária para os inscritos. A obrigatoriedade da presença começa em abril.

De 14 a 24 de março, os mais votados foram os filmes “Três irmãos de sangue” e “Leucemia” (58 votos) “Por trás do Pano” e “O Sanduíche” (39 votos) e “Sábado” e “Viver a Vida” (35 votos).

Filmes do Programa
Leucemia de Noilton Nunes
RJ, 1978, Documentário, PB, 9 min.
Três irmãos de sangue de Angela Patricia Reiniger
RJ, 2006, Documentário, Colorido, 102 min.

INSCRIÇÕES
O Cineclube UFGD inscreve até 31 de março os interessados em participar do Projeto de Extensão. As sessões serão das 17h às 19h, todo sábado, de abril a novembro, totalizando 70 horas, no cine-auditório da Unidade 1. As inscrições são gratuitas e realizadas no site www.cineufgd.blogspot.com .

O Cineclube é uma atividade de extensão que visa, por meio da arte, a criação de um ambiente democrático de discussão sobre diversos temas relevantes a sociedade e a implantação dentro da universidade pública de um local permanente de encontro e diálogo entre comunidade interna e externa que nas sessões de cinema partilham momentos de entretenimento, cultura e reflexão.

FICHA DE INSCRIÇÃO
http://www.ufgd.edu.br/propp/copq/iniciacaocientifica/downloads/cineclube-ficha-de-inscricao

Nenhum comentário:

Postar um comentário