segunda-feira, 14 de março de 2011

FILMES PARA VOTAÇÃO



As escolhas precisam constar na ficha de inscrição do Projeto de Extensão do Cineclube UFGD.

Mas quem não quer se inscrever, mas quer ajudar na programação, pode postar um comentário.


Ficha de Inscrição
http://www.ufgd.edu.br/propp/copq/iniciacaocientifica/downloads/cineclube-ficha-de-inscricao

Os mais votados serão exibidos em 19 e 26 de março e 02 de abril.


“O Cineasta da Selva” e “Sangue e Suor: A Saga de Manaus”O cineasta da selva traz à tona uma figura fundamental do cinema silencioso, o luso-brasileiro Silvino Santos (1886-1970), que realizou os primeiros filmes na Amazônia e cujas imagens são de inestimável valor antropológico, etnográfico e historiográfico. Entre a ficção e o documentário, o filme contém trechos de filmes preservados como No país das amazonas (1922), No rastro do Eldorado (1925) ou Terra portuguesa ? O Minho (1934). Para conhecer mais a região de Silvino Santos, o documentário Sangue e suor ? A saga de Manaus faz uma interpretação sociológica e antropológica da capital do Amazonas, com questões sobre ecologia, marginalização do índio e distorção de culturas.


“Por trás do Pano” e “O Sanduíche”Sanduíche e Por Trás do Pano são produções contemporâneas premiadas em diversos festivais Brasil afora, que apresentam o questionamento da arte e denunciam os seus meios de produção por meio da metalinguagem e com uma abordagem humorística. As relações humanas dentro e fora de cena confundem-se em ambos os filmes para, no próximo momento, surpreenderem o espectador.


Por 30 dinheirosNo interior do Nordeste, uma trupe mambembe encena A Paixão de Cristo. Depois de meses de espetáculo, Zé, que interpreta Cristo, e Lula, no papel de São Pedro, fogem com o dinheiro acumulado da bilheteria. Na viagem da caatinga ao litoral, os dois são perseguidos pelo diretor e pelo resto da trupe. Cenas da peça se confundem com a realidade em momentos de traição, gozação e delírio, um misto de situações tragicômicas e surreais. Misticismo, valores novos e arcaicos revelam, metaforicamente, a região Nordeste em meio à globalização.


“Três irmãos de sangue” e “Leucemia”Pátria, família, doença e exílio são os temas que aproximamos dois filmes deste programa. O documentário Três irmãos de sangue revela a trajetória dos irmãos Henfil, Betinho e Chico Mário, personalidades de atuação marcante no período de transição entre a ditadura e a democracia no Brasil e, unidos por uma condição genética que resultou em sua morte prematura: a hemofilia e, em consequência dela, a Aids. Acompanhando o documentário, o premiado curta Leucemia apresenta outros personagens reais, também marcados pelo exílio e pela doença. Em 1968, um casal de operários tenta encontrar meios de levar o filho de volta ao Brasil para ser criado pelos avós, pois a mãe sofre de leucemia.


“Sábado” e “Viver a vida”Uma metrópole em dois filmes e dois dias: Sábado, de Ugo Giorgetti, e Viver a vida, de Tata Amaral, traduzem São Paulo e as crises do começo dos anos 1990. No primeiro, a paixão de Giorgetti pela capital paulista e por sua profissão está impressa em cada fotograma. Num edifício nobre, porém decadente, do centro paulistano, uma equipe de cinema passa o dia filmando um comercial — e a partir daí um desfile de personagens locais muito particulares constrói uma visão crítica e irônica do mundo da publicidade e dos próprios brasileiros. Viver a vida (curta-metragem que já revela o olhar de Tata Amaral para a sociedade) conta o dia de um office-boy: filas, encontros, chefes e muita música.


“Um Passaporte húngaro” e “Lá e Cá”Sandra Kogut usa a sua própria busca por um passaporte húngaro para investigar os preconceitos contra imigrantes no Brasil de outrora, cumprir as provas exigidas de quem pretende conquistar uma dupla nacionalidade e revelar o caráter kafkiano da burocracia consular. Exemplo de documentário pessoal que se abre para um panorama de interesse amplo, Passaporte Húngaro conduz o espectador com a delicadeza e a personalidade características da diretora responsável pelo premiado Mutum. Como complemento, Lá e Cá nos brinda com um delicioso passeio, guiado por uma exuberante Regina Casé, pela estética e o espírito do subúrbio carioca. Ali também mora o desejo de ser alguém diferente, de ter um passaporte para outros lugares.


Bebel, Garota PropagandaBaseado em texto de Ignácio de Loyola Brandão, primeiro longa-metragem de Maurice Capovilla feito com poucos recursos e com a colaboração do cineasta Roberto Santos. A partir da trajetória de uma moça ansiosa por sucesso, o filme questiona os valores veiculados pela indústria cultural e a banalização da mulher.

IMAGENS DOS FILMES NO NOSSO ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=1522974564335070833&aid=1300098327

Nenhum comentário:

Postar um comentário