quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sábado: A Hora da Estrela



Neste sábado (3), às 17h, será exibido gratuitamente no cine-auditório da Unidade I da UFGD o filme A Hora da Estrela (longa) e o curta-metragem Clandestina Felicidade com vídeo de abertura de Lillíssakar - Nação Fulni-ô (Itaú Cultural). A sessão de cinema é gratuita e aberta para maiores de 14 anos.

A Hora da Estrela, baseado no romance homônimo de Clarice Lispector, é primeiro longa-metragem de Suzana Amaral. Modelo fértil para a história da adaptação cinematográfica brasileira pela forma criativa com que trabalha o discurso literário e sua transposição para o cinema. Narra a tragédia social do retirante nordestino a partir do percurso de Macabéa, uma imigrante alagoana que abandona o Nordeste para viver na metrópole. Alcançou expressiva repercussão e conquistou alguns dos principais prêmios nos festivais de Brasília e Berlim.

O curta Clandestina Felicidade (Programa Curta Cada Página) mostra a infância da escritora Clarice Lispector: seu amor pelos animais e sua paixão pelos livros. O filme reúne alguns contos/crônicas de quando criança na cidade do Recife (nordeste do Brasil) na década de 20. Olhar curioso, perplexo, e descoberta do mundo na menina Clarice. O filme tem 15 minutos de duração e foi dirigido por Beto Normal e Marcelo Gomes.

Já o vídeo de abertura, às 16h45, apresenta Lillíssakar - Nação Fulni-ô que é cantor, compositor, folclorista e protetor da cultura de sua nação indígena, a Fulni-ô, que fica em Águas Belas (PE). Seu primeiro álbum solo foi Onde o Asfalto Termina. Leva sua cultura para o povo não indígena, fazendo apresentações de música e dança tradicionais e dando palestras sobre a vida cotidiana dos índios em colégios e encontros. O nome Lillíssakar significa periquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário