quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Cineclube exibe documentários musicais nesta quinta-feira

Às 12h desta quinta-feira (1), o Cineclube UFGD apresenta os filmes do programa Documentário Musicais, fornecido pela Programadora Brasil. A exibição será no auditório de Biotecnologia da Unidade II da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), localizada na Cidade Universitária.

A seleção de Documentários Musicais traz os curtas: O Mundo é uma Cabeça (Bidu Queiroz e Cláudio Barros , PE, 2004), Pânico em SP (Cláudio Morelli , SP, 1982), Rua da Escadinha 162 (Márcio Câmara , CE, 2002), Seu Minervino e a Viola Caipira (Pedro Dacosta Lyra , RJ, 2005) e Viva Volta (Heloisa Passos , PR, 2005).

Neste programa são apresentados registros de alguns gêneros bastante díspares, evitando qualquer pretensão totalizadora. É fato que a música brasileira é adorada nos quatro cantos do mundo, por sua qualidade sonora e diversidade de gêneros. Documentários Musicais vai do enfoque etnográfico da música interiorana à influência estrangeira do punk e sua adoção como modus vivendi, para finalizar na saudável mistura eclética e contemporânea do manguebeat pernambucano.

O Mundo é uma Cabeça é um registro do movimento musical pernambucano manguebeat. Imagens inéditas de Chico Science, que conduz o documentário a bordo do seu "galaxe" num passeio noturno pelo velho bairro do Recife.

Pânico em SP mostra os punks de São Paulo, vistos em seus redutos e nas ruas da cidade. Depoimentos em off sobre seu modo de vida, sua visão da sociedade, seus conflitos com a polícia. Imagens de um show punk, com jovens dançando. Canções dos grupos Olho Seco, Incocentes e Cólera.

Rua da Escadinha 162 é um documentário sobre o acervo do pesquisador e colecionador Christiano Câmara: suas idéias e sua luta para preservar seu acervo.

Seu Minervino e a Viola Caipira apresenta Seu Minervino que é carpinteiro e mestre na arte de fazer e tocar viola, dividindo seu tempo entre o trabalho da roça e o trabalho de fazedor de instrumentos musicais.

Viva Volta é um documentário sobre o trombonista brasileiro Raul de Souza que, desde 1971, vive em Paris e sofre com a falta de reconhecimento em seu País de origem. Com o som do seu trombone ao fundo, o filme leva o personagem de volta a Bangu, na cidade do Rio de Janeiro, e reconstrói sua trajetória. Revisita Saravah (filme de 1969) e, em 2005, promove o reencontro dele com Maria Bethânia. Juntos, celebram a devoção à música

Nenhum comentário:

Postar um comentário