quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Bang Bang e Bla Bla Bla, neste sábado, às17h

Para sábado (12), o Cineclube UFGD prepara a apresentação do longa Bang Bang ( Andrea Tonacci , SP, 1970 e, do curta Bla Bla Bla... (Andrea Tonacci , RJ, 1968) e faz a abertura com o video do grupo Chico Correa & Eletronic Band (Itaú Cultural). Os filmes serão exibidos gratuitamente, para maiores de 12 anos, às 17h, no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, localizada na Rua João Rosa Góes, nº 1.761.

O cinema de Andrea Tonacci é único e sem paralelos dentro do cinema brasileiro. Por mais que se costume localizar seus filmes no cerne do chamado Cinema Marginal, de fato seus trabalhos se diferenciam bastante do que se realizou em torno daquele movimento cinematográfico. Marcado por uma preocupação rigorosa com a linguagem do cinema em seus elementos constitutivos básicos (fotografia, som e, principalmente, a montagem), seu cinema ainda assim revela-se muito pouco formalista e, ao mesmo tempo, extremamente humano e urgente. Com Bang bang e Bla bla bla..., Tonacci nos impõe um paradoxo de enorme beleza: faz um cinema radicalmente atemporal, mas ao mesmo tempo profundamente fincado no momento histórico em que é realizado. Trata-se de uma dupla de filmes essencial para compreender o Brasil da virada dos anos 1960 para os 1970, mas também de hoje e sempre.

Já o grupo Chico Correa & Eletronic Band foi criado em 2002, em João Pessoa (PB), e é fruto de experimentações musicais do guitarrista e DJ Esmeraldo Marques, conhecido como Chico Correa. Começou a ganhar projeção em festivais no Nordeste e posteriormente alcançou grandes shows, como o TIM Festival 2003, em São Paulo. O grupo conta com Stephan (saxofone), Larissa (vocal), Victor (bateria) e Ed (baixo). O som regional são samples dos registros de pesquisas sobre manifestações folclóricas desenvolvidas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Recursos eletrônicos também são usados, com o objetivo de criar e de divulgar as canções do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário