sexta-feira, 19 de junho de 2009

SÁBADO: Cangaceiro de Lampião é o Diabo Loiro de Corisco e Dadá


Neste sábado (20) o Cineclube UFGD abre a sessão de cinema para a comunidade em geral com a exibição do filme Corisco e Dadá (96 minutos, Rosemberg Cariry, CE, 1996) e do curta A Musa do Cangaço (15 minutos, José Umberto, BA, 1982), às 17h, no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, localizada na Rua João Rosa Góes, 1.761, Vila Progresso. Os filmes são recomendados para maiores de 14 anos.
A ENTRADA É FRANCA! PARTICIPE!


SINOPSES

Corisco e Dadá
O Capitão Corisco, cognominado de Diabo Loiro, reputado pela sua crueldade, sua valentia e sua beleza, rapta Dadá, quando esta tinha 12 anos de idade, condenando-a à difícil vida do cangaço. A partir daí, a vida do cangaceiro transforma-se por completo. Ele é um condenado de Deus cujo destino é lavar com sangue os pecados do mundo. Dadá, que a princípio o odiava, vê o companheirismo, entre lutas e dificuldades, transformar-se em amor. É o amor de Dadá que humaniza Corisco e determina sua nova história. A história de um amor impossível, uma visão trágica e fascinante do homem e do sertão.

A Musa do Cangaço
Visão interna do cangaço feita por Dadá, mulher de Corisco, subtenente do grupo de Lampião. Ela presta um depoimento sobre sua vivência entre os cabras de Lampião, “o rei do cangaço”, destacando sua forma de organização como grupo, o modo de comportamento, a luta pela sobrevivência, os códigos de honra, as táticas de guerrilha aplicadas e os amores dos cangaceiros. O documentário se propõe revelar o papel da mulher e sua participação efetiva nesse fenômeno de luta armada no Nordeste brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário