quarta-feira, 3 de junho de 2009

Especial Festa Junina nesta QUINTA-FEIRA

Manhã, quinta-feira (4), no auditório de Biotecnologia da CIdade Universitária serão exibidos gratuitamente os filmes A Saga de Asa Branca, A Canga e A Musa do Cangaço. Confira as sinopses:

A Saga de Asa Branca (7 minutos Lula Gonzaga, RJ, 1979)
Asa Branca é um pássaro de arribação que voa do sertão quando percebe que a seca vai chegar. O filme é um "semidocumentário" em desenho animado, que retrata o pássaro e o sertanejo com sua mulher (Bernardino e Rosinha), partindo da sua terra com a chegada da estiagem. Na trilha sonora, a música Asa Branca de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, com arranjo sinfônico do maestro Guerra Peixe

A Musa do Cangaço (15 minutos, José Umberto, BA, 1982)
Visão interna do cangaço feita por Dadá, mulher de Corisco, subtenente do grupo de Lampião. Ela presta um depoimento sobre sua vivência entre os cabras de Lampião, “o rei do cangaço”, destacando sua forma de organização como grupo, o modo de comportamento, a luta pela sobrevivência, os códigos de honra, as táticas de guerrilha aplicadas e os amores dos cangaceiros. O documentário se propõe revelar o papel da mulher e sua participação efetiva nesse fenômeno de luta armada no Nordeste brasileiro.

A Canga (12 minutos, Marcus Vilar, PB, 2000)
Num descampado, no meio de uma lavoura seca, um velho agricultor obriga os filhos a colocar, nos ombros, uma canga de boi. A esposa e a nora também são forçadas a ajudar no trabalho. Fora de si, o velho perde o controle da situação e a família reage provocando um desfecho inusitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário