sexta-feira, 5 de julho de 2013

Regionalismo, documentários sobre a música no MS





Sábado (06) no Cineclube UFGD será exibido três documentários com artistas que fazem parte da história da cena musical em Mato Grosso do Sul.  Os curtas mostram Dino Rocha, Almir Sater e Helena Meirelles, personagens dessa trajetória. 

Dino Rocha, admirado por instrumentistas de todo o Brasil, como Dominguinhos e Luiz Carlos Borges, é o maior representante da sanfona do centro-oeste. Se destaca por seu jeito peculiar de tocar os baixos. Além das histórias riquíssimas, trocou informações musicais e tocou músicas lindas com Dominguinhos e Elias Filho, num registro histórico. 

No documentário com Almir Sater, o músico Neste fala de educação ambiental, ecologia, agricultura, preservação ambiental e, acima de tudo, de como seu amor pela natureza e pelo Pantanal, o fez perceber a importância de contribuir para um mundo melhor para todos.

Nascida e criada no interior do Mato Grosso, Helena Meirelles tocava viola desde os 9 anos. Tocou muito em comitivas de boiadeiros e até em prostíbulos. Analfabeta e autodidata, só foi descoberta depois dos 67 anos. Seu estilo foi elogiado pela revista americana Guitar Player, que a incluiu na lista dos 100 melhores guitarristas do mundo, ao lado de Eric Clapton e Roger Waters.

Após a exibição, o professor da UFGD Eudes Leite, realizará um bate papo com os cineclubistas. Eudes, integra a Rede Centro-Oeste de Ensino e Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas.Tem experiência na área de História Cultural, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História, Pantanal, Memória, História e Literatura, Cultura e História Oral.

A sessão é gratuita e aberta para toda comunidade, às 17h no cine auditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progesso).
Lembramos que as inscrições para o segundo semestre do projeto de extensão Cineclube UFGD continuam abertas. A ficha de inscrição está no blog: http://cineufgd.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário