quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mostra Ditadura e Resistência exibe “Redemocratização – As greves de 1979” sábado



Prosseguindo com a Mostra Ditadura e Resistência, o projeto de extensão Cineclube UFGD exibe neste sábado (29) o Programa “Redemocratização: as greves de 1979” com os filmes “ABC Brasil” de Sérgio Péo, “Greve de março” de Renato Tapajós e “Greve!” de João Batista de Andrade . A sessão é aberta ao público, visa atrair os sindicalistas e será realizada com entrada franca, às 17h, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

Os três filmes que compõem este programa foram realizados por diferentes diretores com uma só motivação: narrar um importante momento da história recente do país, por meio da linguagem do cinema documentário, em obras sem personagens centrais, cujo protagonismo é exercido pela coletividade.

Arrocho salarial, opressão das multinacionais, repressão do Estado de exceção e união da classe trabalhadora são alguns dos temas urgentes da época. A paralisação dos trabalhos dos metalúrgicos do ABC Paulista, região de forte concentração industrial do Sudeste brasileiro, aprofundaria as graves contradições da agonizante ditadura militar e revelaria, ao mesmo tempo, o nascimento de uma figura pública que marcaria os 30 anos seguintes do cenário político do Brasil: o líder sindical Luiz Inácio “Lula” da Silva.

A Mostra Ditadura e Resistência está em sintonia com a exposição "Direito à verdade e à memória”, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e que veio para Dourados por meio do V Congresso Transdisciplinar Direito e Cidadania. A exposição estará na cidade até 31 de outubro e é aberta ao público nos períodos matutino (agendamento de escolas) e vespertino (13h30 às 17h), no salão de exposições localizado na Unidade 1 da UFGD.

A Mostra seria encerrada em 29 de outubro, mas pelo sucesso de público e a atualidade da discussão advinda da aprovação da Lei 7376/10 na Câmara de Deputados que criou a Comissão Nacional da Verdade, em 21 de setembro, outros filmes sobre a temática da Ditadura serão exibidos também me novembro.

A programação ainda terá os filmes: Sargento Getúlio (05/11), Os Doces Bárbaros (12/11), Anos de chumbo (19/11) e Terra em transe (26/11). Já foram exibidos os documentários “Jango” (08/10), “O velho - a história de Luís Carlos Prestes” (15/10), “Três Irmãos de Sangue” (21/10) e “Vlado – 30 anos depois” (22/10). Todos os filmes foram fornecidos para o Cineclube UFGD pela Programadora Brasil, que faz parte do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.

Sobre a Exposição “Direito à memória e à verdade”

Os interessados na exposição “Direito à verdade e à memória: a ditadura no Brasil 1964 – 1985” podem conferir o material até 31 de outubro, com entrada franca, no salão de exposições da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), localizado na Unidade 1, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

As escolas e entidades que querem ser acompanhadas por monitor na exposição podem agendar visitas para o período matutino, por meio do fone 3410-2877. No período vespertino a exposição também está aberta ao público, porém sem monitoria.

A exposição "Direito à verdade e à memória” é promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e que veio para Dourados por meio do V Congresso Transdisciplinar Direito e Cidadania.

Segundo o site do projeto “Direito à verdade e à memória”, a exposição traz uma ambientação visual que conduz o público em uma espécie de “viagem no tempo”. Traz de volta a lembrança aos que viveram os fatos retratados e traduz aos jovens um pouco do clima vivenciado nesse período tão importante na história social e política brasileira. Recupera, de maneira exclusiva, desde os primeiros momentos do Golpe de Estado que mergulhou o país numa ditadura de 21 anos, até os grandes comícios populares das “Diretas Já”.

Direito à Memória e à Verdade: http://www.direitoshumanos.gov.br/mortosedesap/id_livro

Sobre o Cineclube UFGD

cineufgd@gmail.com

www.cineufgd.blogspot.com

Sobre os filmes do Programa Redemocratização

ABC Brasil de Sérgio Péo
SP, 1981, Documentário, Colorido, 18 min.

Greve de março de Renato Tapajós
SP, 1979, Documentário, Colorido, 35 min.

Greve! de João Batista de Andrade
SP, 1979, Documentário, Colorido/PB, 37 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário