sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dourados participa hoje do maior evento simultâneo de filmes de animação



O Dia Internacional da Animação será celebrado às 19h30 de hoje em evento aberto ao público, no Cineclube UFGD

Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais do Dia Internacional de Animação (DIA) acontece hoje, 28 de outubro, em centenas de cidades do Brasil e em 30 países, como França, Rússia, Estados Unidos, Índia, Portugal, Egito e Austrália. Dourados (MS) faz parte desse circuito e exibe os filmes às 19h30, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

As exibições serão hoje em centenas de cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro, como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira.

Em 2011 foram inscritos 105 curtas-metragens de animação de vários estados do país. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos 30 países membros da ASIFA (http://asifa.net ).

A Mostra Nacional 2011 contará com a exibição de curtas metragens, como os premiados em festivais nacionais e internacionais, “Menina da Chuva” de Rosária (Rio de Janeiro/RJ), “O Céu no Andar de Baixo” de Leonardo Cata Preta (Belo Horizonte/MG), “Sambatown” de Cadu Macedo (Ribeirão Preto/SP), “O Ogro” de Márcio Júnior e Márcia Deretti (Goiânia/GO), “A Fábula da Corrupção” de Lisandro Santos (Porto Alegre/RS), “No Baque” de Carlon Hardt (Curitiba/PR), entre outros.

Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para “Desassossego” de Lorenzo Degli’Innocenti (Portugal/Espanha), “Danny Boy” de Marek Skrobecki (Polônia), “The Line” de Yannis Koutsouris e de Nasos Mirmiridis (Grécia), “Here Be Treasure” de Samuel Lewis (Austrália), “Magic Pot” de Andrey Bakhurin (Russo) e “Birthday Party” de JO Joo-sang (Coréia do Sul).

O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br .

Sobre o Dia Internacional da Animação

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

A organização nacional do evento contará em 2011 com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio nacional do Conselho Nacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, do CPL - Centro de Produção de Legendas Soluções em Acessibilidade, de Mil Palavras Acessibilidade Cultural e do Cineclube Abelin nas Nuvens.

O Dia Internacional da Animação tem o financiamento da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura por meio do Fundo Nacional de Cultura e conta com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em diversos países no mundo.

Mais informações

Cineclube UFGD www.cineufgd.blogspot.com

cineufgd@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário