terça-feira, 26 de abril de 2011

Tim Maia estará no “Música de Invenção” desta quarta-feira


O Projeto de Extensão Cineclube UFGD exibe às 12h desta quarta-feira (27) o Programa “Música de Invenção”, no auditório de Biotecnologia da FCA (Faculdade de Ciências Agrárias), em frente ao Restaurante Universitário (RU), na Unidade II.

A apresentação desse Programa trará os curtas “Tim Maia”, de Flávio R. Tambellini, “A estória de Clara Crocodilo” de Cristina Santeiro, “Pretinho Babylon”, de Cavi Borges e Emílio Domingos e “Tira os óculos e recolhe o homem”, de André Luiz Sampaio. Em virtude do limite de tempo, os outros curtas desse programa serão exibidos na outra quarta-feira, 04 de maio.

Os filmes são fornecidos pela Programadora Brasil, do Ministério da Cultura, especialmente para Cineclubes.

Com essa sessão o Cineclube UFGD busca oferecer um entretenimento durante o horário de almoço de quem trabalho ou estuda na Cidade Universitária.

SINOPSE
Não é novidade afirmar que a música popular é a expressão máxima do vertiginoso mix de culturas que é o Brasil. No entanto, nem sempre temos um exemplo claro do sentido dessa afirmação. Esta compilação de seis curtas-metragens mostra um pouco da inventividade de que a música brasileira é capaz. Tim Maia, Walter Franco, Os Mutantes, Jards Macalé, Moreira da Silva, Arrigo Barnabé e um “quase” anônimo rastafári que dá duro para divulgar seu novo trabalho: todos têm em comum o inconformismo diante de fórmulas prontas. Cada um foi capaz de mostrar que a música popular pode ser repensada das formas mais inusitadas. Alguns encontraram a fama, outros sofreram a indiferença do grande público justamente por sua ousadia, mas todos mostram o enorme potencial de construção e reconstrução de nossa música. Nestes documentários e ficções, temos imagens raras, reflexões e depoimentos contundentes. Indispensável para todos que pretendem expandir seu campo de visão sobre um de nossos maiores tesouros culturais.

http://www.programadorabrasil.org.br/programa/150/

Filmes do Programa Música de Invenção
A estória de Clara Crocodilo de Cristina Santeiro - SP, 1980, Ficção, PB, 11 min - O locutor de uma rádio pirata narra a fuga do perigoso marginal Clara Crocodilo de um presídio de segurança máxima. Acompanhamos a perseguição do bandido pela cidade de São Paulo, com enquadramentos de HQ. Baseado na música Clara Crocodilo, de Mario Lucio Cortes e Arrigo Barnabé.
Pretinho Babylon de Cavi Borges e Emílio Domingos - RJ, 2007, Ficção, Colorido, 17 min - Um rastafári vivendo na grande Babylon.
Tim Maia de Flávio R. Tambellini - RJ, 1986, Documentário, Colorido, 14 min – Genial, controvertido, maluco, Tim Maia era uma figura especial, renovadora e talentosa da música brasileira. O filme, numa linguagem antiacadêmica, mistura seu papo com sua música, deixando a montagem fluir no swing de Tim.
Tira os óculos e recolhe o homem de André Luiz Sampaio - RJ, 2008, Ficção, Colorido, 20 min - Gibi cinematográfico: filme de breque baseado em fatos reais, duplamente protagonizado pelo espetacular Jards Macalé, simultaneamente interpretando-se e incorporando o mitológico Kid Morengueira.

Mais informações
E-mail: cineufgd@gmail.com
Twitter: http://twitter.com/cineclubeufgd
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=1522974564335070833
Comunidade Cineclube UFGD: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=90034842

Nenhum comentário:

Postar um comentário