sexta-feira, 9 de julho de 2010

Informe – Cineclube UFGD

Compartilhando notícias sobre cultura

Dourados (MS), 09 de julho de 2010


AGENDA
Sábado (10/07)
14h – Projeto Direito e Cinema discute o documentário “Soy Cuba – o mamute siberiano”, no cine-auditório da UFGD (ant Ceud).
17h – Primeira parte do clássico “Dr. Jivago”, no cine-auditório da UFGD (ant Ceud).

INFORMES CINECLUBE
QUEM QUER FILMES SOBRE MEIO AMBIENTE?
O Cineclube UFGD está com diversos curta-metragens sobre a temática “meio ambiente” (total de 13 horas) que compõe II Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde.

Queremos saber se algum professor (escoteiro, membro de entidade, etc) tem interesse em apresentar esses filmes para os alunos em agosto, nosso prazo máximo de exibição pelo Circuito. Os filmes abordam vários aspectos da questão ambiental, sendo pertinente para diversas disciplinas.

Os requisitos apenas são um local adequado para exibição e que o professor interessado promova um debate com os alunos após os filmes.

Podemos enviar as sinopses para o email do interessado e podemos emprestar para que assistam antes da exibição.

Precisamos da resposta o quanto antes para agendar as sessões.
E-mail: cineufgd@gmail.com
----------------------------
MANIFESTE-SE SOBRE A REFORMA NA LEI DE DIREITO AUTORAL
Até 28 de julho, todos podem se manifestar sobre a reforma da Lei do Direito Autoral. No link: http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/
Para os cineclubistas é fundamental ler e opinar sobre o artigo 46, que não aborda a taxa de manutenção. A presidência do Conselho Nacional de Cineclube (CNC) está mobilizando todos os cineclubes para: "solicitar a alteração dos itens VI (escola/comunidade) e XV, alíneas a e b (fins didáticos e cineclubes), eliminando simplesmente a expressão "que o público possa assistir de forma gratuita" em ambos os casos.
CNC: http://cineclubes.org.br/tiki/tiki-index.php?page=CNC
----------------------------
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE DIREITO AUTORAL
O Grupo de Estudos de Direito Autorais e Informação GE DAI/UFSC lançou seu boletim de JULHO de 2010. Trata-se de um veículo de divulgação da linha de pesquisa sobre Sociedade da Informação e Propriedade Intelectual do Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina - CPGD/UFSC com o intuito de promover os debates sobre Direitos Intelectuais.
Link: http://www.direitoautoral.ufsc.br/gedai/wp-content/uploads/BoletimGedai/BoletimGEDAI_Julho2010.pdf
O boletim se complementa de forma interativa com o seu site:
http://www.direitoautoral.ufsc.br
Fonte: E-mail para grupo Cine Mais Cultura enviado por Marcos Wachowicz, professor de Direito da UFSC.
----------------------------
ASSISTIR CURTAS NA NET
Para quem gosta de cinema, em especial, curtas-metragem a curadoria do Cineclube Cultura indica dois sites com vasto acervo cinematográfico online de ótima qualidade.
FLUXUSONLINE http://www.fluxusonline.com/2010/index.php (produção mundial)
PORTA CURTAS http://www.portacurtas.com.br/index.asp (produção de curta metragem nacional)
Fonte: Curadoria do Cineclube Cultura (WWW.cineclubeculturajc.blogspot.com )
----------------------------
CATÁLOGO BAIXE E USE DA TV CÂMARA
A TV Câmara e a Comissão de Educação e Cultura lançou o catálogo de vídeos Baixe e Use, que oferece material didático de boa qualidade para download rápido e gratuito.
São mais de 150 documentários e reportagens especiais disponíveis. As produções abordam assuntos como cidadania, direitos humanos e história política brasileira, sempre relacionados com os conteúdos programáticos dos ensinos médio e fundamental.
Entre os produtos já disponíveis estão documentários como Brasília: Projeto Capital , Chico Mendes – Cartas da Floresta , Florestan Fernandes – o Mestre , Memória Política – Raquel de Queiroz , e Carta Mãe(sobre a Constituição Brasileira).
http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=BAIXE-E-USE&selecao=BAIXEUSE
----------------------------
EDITAL DE SELEÇÃO PARA PONTOS DE CULTURA EM MS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) publicou no Diário Oficial de 1º de julho, o terceiro “Edital de Seleção para Pontos de Cultura do Estado Mato Grosso do Sul”, que possibilita à instituições da sociedade civil a apresentarem propostas à edição estadual do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura.
Os modelos dos formulários e instruções de preenchimento estão disponíveis para download no endereço eletrônico www.fundacaodecultura.ms.gov.br através do link “Edital de Pontos de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul”. Mais informações na Assessoria de Projetos da FCMS no telefone (67) 3316-9328.
----------------------------
EDITAIS ABERTOS DO MINISTÉRIO DA CULTURA
Em http://www.cultura.gov.br/site/categoria/editais-ministerio-da-cultura/
----------------------------
EDITAIS DO PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL
A Petrobras lançou várias áreas de Seleção Pública da Edição 2010. A segunda fase do programa, com verba de R$ 52,2 milhões, é destinada à escolha de projetos dentro das três linhas de atuação do PPC: Formação; Preservação e Memória; e Produção e Difusão. Os incentivos incluem desde projetos de pesquisa artística até projetos de distribuição de bens culturais. Podem inscrever-se projetos destinados à recuperação e digitalização de acervos, à manutenção de grupos e companhias de artes cênicas, à produção de filmes, a eventos de artes eletrônicas, à gravação de CDs, a turnês de shows/concertos, entre outros.
Em: http://www.petrobras.com.br/pt/noticias/abertas-as-inscricoes-do-programa-petrobras-cultural-2010/

Nenhum comentário:

Postar um comentário