quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cineclube UFGD exibe o clássico Dr. Jivago, filme proibido na Rússia até 1994




O Cineclube UFGD apresenta gratuitamente neste sábado (03), às 17h, o filme Doutor Jivago, vencedor de cinco prêmios do Oscar em 1966, nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte - A Cores, Melhor Fotografia - A Cores, Melhor Figurino - A Cores e Melhor Trilha Sonora.

Com duração de 3h17, a obra será dividida em duas partes, sendo que a segunda será no próximo sábado, 10 de julho. As exibições serão no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), na Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

Doutor Jivago (em inglês Doctor Zhivago) é um filme estadunidense de 1965, baseado no romance homônimo de Boris Pasternak, do gênero drama épico, dirigido por David Lean e proibido na Rússia até 1994.
Segundo a sinopse, este é sem dúvida um filme de grandes imagens. Seja pela imensidão da Rússia, onde todas as paisagens são vastas, seja pela grandeza da Revolução Bolchevique ou pela grandeza do amor entre Jivago e Lara. É um filme que compreende um longo período de tempo da história de um país e da vida de várias pessoas. Como medida para marcar a passagem do tempo, Lean utiliza as paisagens e as mudanças de estações do ano para marcar os períodos e com isso criar seqüências de beleza extraordinária. A fotografia ganha em importância e Lean desenha a obra-prima com o pincel de um mestre ciente de sua grandeza.
Em Doutor Jivago, a Revolução Russa de 1917 serve de cenário para a história de amor entre Yuri Jivago, um jovem médico aristocrata e Lara Antipova, uma enfermeira que foi estuprada antes do conflito eclodir por Victor Komarovsky, um político sem escrúpulos.
A história é narrada em flashback por Yevgraf Jivago (Alec Guiness), o meio-irmão de Yuri que procura a sua sobrinha, que seria a filha de Jivago com Lara. Enquanto Strelnikoff/ Pascha Antipov (Tom Courtenay) representa o "mal" e viaja sempre num trem negro pelas estepes russas, Yevgraf representa o "bom" elemento da revolução bolchevique.
Yuri Jivago (Omar Sharif) é um talentoso poeta e dedicado cirurgião, um homem das artes e da medicina como Tchekhov. Ainda criança, fica órfão e vai para Moscou, onde é criado por seus pais adotivos, Alexander Gromeko e sua mulher, Anna. Já adulto, casa-se com a aristocrática Tonya (Geraldine Chaplin), filha de seus pais adotivos.
Lara Antipova (Julie Christie) é uma jovem estudante de 17 anos, comprometida com Pasha Antipov (Tom Courtenay), um jovem idealista que se torna um vingativo revolucionário. Ela é estuprada pelo desonesto e devasso amante de sua mãe, o aproveitador Victor Komarovsky (Rod Steiger).
Durante a Primeira Guerra Mundial, Yuri conhece Lara, agora enfermeira do exército, quando juntos cuidam dos soldados feridos vindos do front, momento em que se apaixonam.
De volta à capital Moscou, Yuri continua sua vida com Tonya, mas Lara, casada com Pasha Antipov, não sai de seus pensamentos e, poeticamente, passa a ser sua musa inspiradora.
Quando estoura a revolução comunista russa contra o Czar, Yuri, sua mulher e o filho fogem de Moscou e se instalam em sua propriedade no campo. É quando ele descobre Lara num vilarejo próximo, iniciando um tórrido romance, com ela se tornando a grande paixão de sua vida.
A íntegra da sinopse está disponível no site da Colação Folha Clássicos do Cinema (http://classicosdocinema.folha.com.br/filmes/drjivago-sinopse.html ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário