sexta-feira, 4 de maio de 2012

Parque Antenor Martins terá palco aberto para os artistas no domingo



Diversos sindicatos e movimentos sociais estão realizando uma programação especial para o Dia do Trabalhador em Dourados, por meio do Comitê de Defesa Popular (Fórum de Entidades). 
Hoje, 04 de maio, às 19h, será realizada a mesa redonda “Desafios da Classe Trabalhadora”, com Denize Silva de oliveira (Presidenta do Simted/Ponta Porã) e Gleicir Mendes Carvalho (Previd/Dourados), no Simted Dourados, localizado na Rua Ciro Melo, 3890, Vila Maxwell.

No domingo, a partir das 14h, toda a população está convidada para participar das atividades culturais, esportivas e educativas que ocorrerão no Parque Antenor Martins (Jd. Flórida). Um palco será montado para receber todo artista, amador ou profissional, interessado em compartilhar seu talento e contribuir para a programação do Dia do Trabalhador. O Cineclube UFGD começará a exibição de filmes a partir das 18h.

A programação começou em 27 de abril e prossegue durante todo o mês de maio quando o  Simted de Dourados (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) promove diversas palestras em escolas e entidades sobre o Dia do Trabalhador. Quem deseja receber essas atividades pode tentar uma agenda por meio do fone 3421-3749.

DIA DO TRABALHADOR
Em 1886, a Associação Internacional dos Trabalhadores decidiu, em seu congresso, realizado em Genebra (Suíça), lutar no mundo inteiro para que os trabalhos diários dos operários não ultrapassem oito horas. O costume era os operários trabalharem 14, 16 ou até 18 horas por dia. Então, os trabalhadores de Chicago decidiram fazer uma greve geral neste mesmo ano de 1886, onde a repressão policial castigou duramente os grevistas atirando bombas contra os trabalhadores desarmados. Homens, mulheres e crianças foram assassinados. Os líderes foram presos e os seis principais, condenados a morte, em 11 de novembro de 1887. Outros se suicidaram. Esse crime contra os direitos dos trabalhadores tornou-se símbolo de lutas e hoje é lembrado em todo mundo no dia 01 de maio. No Brasil, o direito a jornada de oito horas só foi conquistado em 1932.
Mais informações
Comitê de Defesa Popular
Sindicatos de Trabalhadores e Movimentos Populares de Dourados e região

Nenhum comentário:

Postar um comentário