quarta-feira, 9 de maio de 2012

Clássicos do Terror começam com “Nosferatu”



O projeto de extensão Cineclube UFGD exibe neste sábado (12) o filme “Nosferatu - Uma Sinfonia do Horror (1922)”, às 17h, no cineauditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). A entrada é franca e a exibição de Nosferatu faz parte da temática “Clássicos do Terror” que será apresentada aos sábado, até 02 de junho. 

As próximas sessões serão com Drácula (1931) em 19 de maio, Frankenstein (1931) em 26 de maio e O corvo (1935) em 02 de junho. Todas abertas ao público e com filmes que já estão em domínio público.
Nosferatu é um clássico expressionista do cinema mudo de F. W. Murnau (1922), baseado no célebre romance Drácula de Bram Stoker, embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não concederam a Murnau autorização para realizar o filme.

Processado por violação de direitos autorais, a justiça ordenou que se destruíssem as cópias do filme Nosferatu, mas algumas delas, entre as muitas que já haviam sido distribuídas um pouco por toda a parte, permaneceram guardadas até a morte da viúva de Bram Stoker. O filme teve uma versão atualizada de Werner Herzog chamada Nosferatu: Phantom der Nacht.

SINOPSE
Em 1838, Hutter, agente imobiliário que mora em Wisborg (referência a cidade atual de Wismar), atravessa os Montes Cárpatos para vender uma casa em sua vizinhança ao proprietário de um castelo no Mar Báltico, o excêntrico Conde Orlock. Orlock é na verdade um milenar vampiro que, buscando por mais sangue, quer se mudar para a Alemanha. Ao chegar na propriedade que comprou, ele traz consigo grande terror e os habitantes acham que estão sendo vítimas da peste. A única que pode salvar as pessoas dos ataques do vampiro é Ellen, a esposa de Hutter, visto Orlock se sentir atraído por ela.
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário