sexta-feira, 30 de março de 2012

TEATRO: Cineclube UFGD debate “Por trás do pano” amanhã



O projeto de extensão Cineclube UFGD promove neste sábado (31), às 17h, a exibição do filme “Por Trás do Pano”, ficção com dose de humor que mostra através da vida de atores de teatro, as relações humanas dentro e fora de cena. O debatedor convidado é o professor José Parente, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A sessão é aberta ao público, realizada no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso) e foi escolhida para aproveitar a realização da II Mostra de Teatro Independente de Dourados, que será encerrada no domingo (1º).

De acordo com a sinopse do filme, na São Paulo de hoje, cinco pessoas muito especiais vivem suas histórias por trás do pano. Helena, uma jovem atriz em ascensão, com muito talento e insegurança, é convidada para viver o grande desafio de sua carreira. Ela é casada com Marcos, um artista plástico que brinca o tempo todo com os medos e os jogos de ciúme de sua mulher. A partir do momento em que Helena começa a se relacionar com Sérgio, um diretor e ator famoso, casado com Laís, um arquiteta bonita e ciumenta, as vidas dos dois casais se misturam e eles passam a viver momentos de dúvidas, de humor e descobertas.

“Por trás do pano” tem a direção de Luiz Villaça, que também assina o roteiro com Flávio de Souza, e conta com elenco formado por atores conhecidos do grande público como Denise Fraga, Luis Melo, Pedro Cardoso e Marisa Orth.

Antes da exibição do filme será apresentado o curta-metragem “Sanduíche”, de Jorge Furtado, que também compõe o Programa 16, fornecido ao Cineclube UFGD pela Programadora Brasil, que faz parte do Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.

“Sanduíche” e “Por Trás do Pano” são produções contemporâneas premiadas em diversos festivais Brasil afora, que apresentam o questionamento da arte e denunciam os seus meios de produção por meio da metalinguagem e com uma abordagem humorística. As relações humanas dentro e fora de cena confundem-se em ambos os filmes para, no próximo momento, surpreenderem o espectador.

Mais informações

Sobre os filmes

O sanduíche de Jorge Furtado - RS, 2000, Ficção, Colorido, 13 min.

Por trás do pano de Luiz Villaça - SP, 1999, Ficção, Colorido, 90 min.

Sobre o debatedor: José Oliveira Parente

Ator, diretor e professor de teatro. Possui graduação em Teatro pela Universidade de São Paulo (1990) e mestrado em Artes Cênicas pela mesma instituição (2007). Atualmente é professor assistente do curso de artes cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Trabalha principalmente na área de atuação, mais especificamente com os seguintes temas: jogos teatrais, estudos do corpo e teatro de formas animadas.

Sobre o Cineclube UFGD

Fone 3410-2886

cineufgd@gmail.com

www.cineufgd.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário