terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quarta-feira tem Mostra Nacional de Animação 2011



Como o projeto de extensão Cineclube UFGD traz para Dourados pelo terceiro ano consecutivo o Dia Internacional da Animação (DIA), ocorrido em 28 de outubro de 2011, os participantes das sessões de quarta-feira também poderão conferir os filmes das Mostras Nacional e Internacional.

Amanhã, 09 de novembro, das 12h às 13h, será exibida a Mostra Nacional 2011,no auditório de Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agrárias, em frente ao RU antigo, na Unidade 2 da UFGD. Qualquer pessoa pode participar e a entrada é gratuita.

A Mostra Nacional 2011conta com curtas metragens premiados em festivais nacionais e internacionais, como “Menina da Chuva” de Rosária (Rio de Janeiro/RJ), “O Céu no Andar de Baixo” de Leonardo Cata Preta (Belo Horizonte/MG), “Sambatown” de Cadu Macedo (Ribeirão Preto/SP), “O Ogro” de Márcio Júnior e Márcia Deretti (Goiânia/GO), “A Fábula da Corrupção” de Lisandro Santos (Porto Alegre/RS), “No Baque” de Carlon Hardt (Curitiba/PR), entre outros.

Já na próxima quarta-feira, 16 de novembro, será apresentada a Mostra Internacional. Nas sessões anteriores foram exibidos os filmes das edições anteriores como um preparativo para a edição atual.

Sobre os filmes da Mostra Nacional 2011

O Céu no Andar de Baixo

Dir. Leonardo Cata Preta - 2D Digital – 15min - 2010 - Belo Horizonte - MG
Sinopse: Desde os 12 anos de idade, Francisco faz fotografias de céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias mudando a sua rotina.

Breves Instantes

Dir. Mírian Rolim - Stop motion - 3min 05seg - 2010 - Belo Horizonte - MG
Sinopse: Tipicamente brasileiros, os tapetes processionais construídos com serragem por ocasião das procissões religiosas, são a matéria-prima para Breves Instantes. Cores, formas, gestos, palavras, objetos de culto se combinam num cenário maior das ruas e igrejas barrocas mineiras ainda preservadas e criam um universo de possibilidades visuais. O filme é uma procissão de imagens que se dissolvem, misturam-se, formam outra coisa, deformam. É a narrativa da construção à destruição dos tapetes fragmentados em instantes, na sua existência efêmera.

Sambatown

Dir. Cadu Macedo - 2D e 3D - 5min 41seg – 2010 - Ribeirão Preto/São Paulo - SP
Sinopse: Sambatown é uma história sobre três personagens envolvidos num triângulo amoroso. Ambientado em algum lugar nas américas negras, o filme mistura elementos do candomblé e dos antigos bailes de carnaval.

Caixa

Dir. Luciana Eguti e Paulo Muppet - 2d e 3d – 1min10seg – 2010 - São Paulo - SP
Sinopse: Cinco personagens, que vivem em compartimentos dentro de uma caixa, descobrem que não estão tão isolados uns dos outros quanto imaginavam.

O Ogro

Dir. Márcio Júnior e Márcia Deretti - 2D digital - 8min – 2011 - Goiânia - GO
Sinopse: "O Ogro é uma HQ publicada em 1984 na edição 27 da saudosa revista Calafrio. Nela, desenhando com tinta branca sobre cartolina preta, o artista Julio Shimamoto antecipou em uma década o que Frank Miller viria a fazer em Sin City. A atmosfera densa e a abordagem expressionista impostas pela arte de Shimamoto transformaram o roteiro de Antônio Rodrigues – que lidava com clichês de um terror gótico – em uma pequena obra-prima. A escolha da HQ a ser adaptada foi feita pelo próprio Shima, por inaugurar uma nova etapa em seu uso gráfico do claro-escuro.

Bomtempo

Dir. Alexandre Dubiela - 2D - 1min30seg – 2010 - Belo Horizonte/MG
Sinopse: Um homem passa por diversas mudanças climáticas até chegar ao trabalho.

A Fábula da Corrupção

Dir. Lisandro Santos - 2D digital - 8min 15seg – 2010 - Porto Alegre - RS
Sinopse: Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais de estimação: o cão vigia a casa, o gato caça os ratos e o jumento é o meio de transporte. No porão da casa habitam vários ratos que vivem roubando comida em quantidades tão pequenas que não prejudicam o negócio, mas a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho.

Clavadista

Dir. Chico Bela - 2D – 1min 15seg – 2011 - São Paulo – SP

Sinopse: A busca de um homem por seus limites.

No Baque – Soatá

Dir. Carlon Hardt - Stop motion - 3min 25seg – 2010 – Curitiba - PR
Sinopse: O videoclipe mostra a história de um casal que dança junto, trocando olhares. Ele vem da Black Music, ela do Carimbó, o ritmo musical paraense. Ao final dançam juntos a mistura desses sons, que é a principal característica da banda Soatá.O filme utiliza como substrato para a formação das imagens uma série de produtos brasileiros, tanto naturais, como terra, folhas, galhos, flores, sementes, etc... quanto artificiais, cordões, fitas, doces, contas, etc...

O Diário da Terra

Dir. Diogo Viegas - 2D/Stop motion – 1min 12seg – 2010 – Rio de Janeiro - RJ
Sinopse: Uma Menina conta como o seu dia a dia na terra vem sendo mudado.

Sobre o Dia Internacional da Animação

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

A organização nacional do evento conta em 2011 com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio nacional do Conselho Nacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, do CPL - Centro de Produção de Legendas Soluções em Acessibilidade, de Mil Palavras Acessibilidade Cultural e do Cineclube Abelin nas Nuvens.

O Dia Internacional da Animação tem o financiamento da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura por meio do Fundo Nacional de Cultura e conta com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em diversos países no mundo.

http://www.abca.org.br/dia/index.php

Mais informações

Cineclube UFGD

www.cineufgd.blogspot.com

cineufgd@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário