quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cineclube UFGD exibe filme com Caetano, Gal, Gil e Betânia neste sábado



O documentário “Os Doces Bárbaros” traz o flagrante de Gilberto Gil com maconha, durante a ditadura militar. O filme será exibido neste sábado (12), às 17h, com entrada franca, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

O documentário dirigido por Jom Tob Azulay registra a turnê de shows “Os Doces Bárbaros”, que aconteceu em 1976 em comemoração aos dez anos de carreira individual de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Foi uma turnê de sucesso que se iniciou por São Paulo e passou por Campinas e Curitiba, mas foi interrompida pelo incidente policial em Florianópolis, envolvendo Gil e um flagrante de maconha. Ainda em plena ditadura militar, o caso tomou proporções desmedidas, levando Gil à prisão, julgamento e internamento em clínica de desintoxicação. O filme registra depoimentos dos geniais baianos, cenas de bastidores, o julgamento de Gil e impagáveis números musicais. Versão integral sem os cortes da Censura Federal.

A programação é parte da Mostra Ditadura e Resistência realizada pelo projeto de extensão Cineclube UFGD em outubro e novembro. A programação deste mês ainda terá os filmes: Anos de chumbo (19/11) e Terra em transe (26/11). Em 05 de novembro foi exibido o filme Sargento Getúlio e em outubro foram apresentados os documentários “Jango” (08/10), “O velho - a história de Luís Carlos Prestes” (15/10), “Três Irmãos de Sangue” (21/10) e “Vlado – 30 anos depois” (22/10).

A Mostra Ditadura e Resistência foi pensada em torno da exposição "Direito à verdade e à memória”, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e que esteve em Dourados de 21 de setembro a 31 de outubro, por meio do V Congresso Transdisciplinar Direito e Cidadania.

A temática está no foco dos debates nacionais referentes a criação da Comissão Nacional da Verdade, aprovada pela Câmara de Deputados (Lei 7376/10) em 21 de setembro e pelo Senado em 26 de outubro. .

Todos os filmes da Mostra Ditadura e Resistência foram fornecidos para o Cineclube UFGD pela Programadora Brasil, que faz parte do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.

Sobre o Cineclube UFGD

cineufgd@gmail.com

www.cineufgd.blogspot.com

Sobre o filme

Os Doces Bárbaros de Jom Tob Azulay
RJ, 1978, Documentário, Colorido, 103 min.

http://www.programadorabrasil.org.br/programa/165/

Nenhum comentário:

Postar um comentário