quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cineclube UFGD exibe “Anos de Chumbo” neste sábado

O Programa “Anos de chumbo” será exibido neste sábado (19), às 17h, com entrada franca, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). A programação faz parte da Mostra Ditadura e Resistência realizada pelo projeto de extensão Cineclube UFGD nos meses de outubro e novembro.

Este Programa traz, em diferentes linguagens, seis curtas-metragens que buscam refletir sobre o poder e os chamados “anos de chumbo” no Brasil, período mais repressivo da ditadura militar (1964-1985) que teve início com a promulgação do AI-5, em 1969. Marcado pela violência e pela falta de limite dos ocupantes do poder, os cidadãos brasileiros tiveram seus direitos políticos e individuais suprimidos e o país viveu um período de censura, falta de democracia e perseguição política aos que eram contra o regime militar.

Anos de chumbo” tenta reconstruir o quebra-cabeça da trilha do poder e da resistência. Uma animação sobre a tirania faz uso da metáfora e da ironia para mostrar o quanto é difícil moldar a natureza humana. As histórias reais dos desaparecidos, dos mortos, dos suicidados, dos sobreviventes se juntam a ficções que mostram que a liberdade sempre surge como fator de resistência social e que a rebeldia é estratégia de luta e de conquista.

Os filmes que compõem esse Programa são os curtas metragens: “Clandestinos”, de Patricia Moran (MG, 2001, Experimental, Colorido, 11 min); “O dia em que Dorival encarou a guarda”, de Jorge Furtado e José Pedro Goulart (RS, 1986, Ficção, Colorido, 15 min); “O reino azul”, de José Medina , Lancast Mota e Otto Guerra (RS, 1989, Animação, Colorido, 14 min); “Um filme”, de Marcos Medeiros, de Ricardo Elias (SP, 1999, Documentário, Colorido/PB, 19 min); “Um tiro na asa”, de Maria Emília de Azevedo (SC, 2005, Experimental, Colorido, 16 min); e “Vala comum”, de João Godoy (SP, 1994, Documentário, Colorido/PB, 32 min).

A programação da Mostra Ditadura e Resistência deste mês será encerrada com o filme Terra em transe, de Glauber Rocha, em 26 de novembro. O público já pode conferir em novembro os filmes “Sargento Getúlio” (05/11) e “Os Doces Bárbaros” (12/11) e em outubro os documentários “Jango” (08/10), “O velho - a história de Luís Carlos Prestes” (15/10), “Três Irmãos de Sangue” (21/10) e “Vlado – 30 anos depois” (22/10).

A Mostra Ditadura e Resistência foi pensada em torno da exposição "Direito à verdade e à memória”, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e que esteve em Dourados de 21 de setembro a 31 de outubro, por meio do V Congresso Transdisciplinar Direito e Cidadania.

A temática está no foco dos debates nacionais referentes a criação da Comissão Nacional da Verdade, aprovada pela Câmara de Deputados (Lei 7376/10) em 21 de setembro e pelo Senado em 26 de outubro.

Todos os filmes da Mostra Ditadura e Resistência foram fornecidos para o Cineclube UFGD pela Programadora Brasil, que faz parte do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.

Sobre o Cineclube UFGD

cineufgd@gmail.com

www.cineufgd.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário