sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cineclube UFGD exibe “Cinema e Poesia 2”

Neste sábado, 16 de julho, o Cineclube UFGD apresentará o Programa “Cinema e Poesia 2”, com os curtas “Assaltaram a gramática” de Ana Maria Magalhães, “Caramujo-Flor” de Joel Pizzini, “O dono da pena” de Claudia Nunes, “O poeta do castelo” de Joaquim Pedro de Andrade, “Patativa” de Ítalo Maia e “Soneto do desmantelo blue” de Cláudio Assis, todos fornecidos pela Programadora Brasil.
A sessão é aberta ao público, às 17h, no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, localizado na Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso. Entrada franca.
Lembrando que as sessões de julho não serão obrigatórias, quem assinar a lista terá presença como hora extra. As obrigatórias retornam em 06 de agosto.
Filmes do programa Cinema e Poesia 2
Assaltaram a gramática- RJ, 1984, Documentário, Colorido, 12min e 45seg- Antecipando a linguagem do videoclipe, o documentário traça o perfil dos poetas Francisco Alvim, Paulo Leminski, Waly Salomão e Chacal por meio de poemas e textos expressivos, apresentando-os de forma ficcional e performática. O filme também homenageia a poeta Ana Cristina Cesar e tem como música original “Assaltaram a gramática”, de Lulu Santos e Waly Salomão, gravada especialmente para o filme.
Caramujo-flor- RJ, 2009, Documentário, Colorido, 20 min.- Ensaio de ficção poética que reinventa o itinerário da poesia de Manoel de Barros, a partir de uma colagem de fragmentos sonoros e visuais.
O dono da pena- GO, 2005, Ficção, PB, 10 min.- Baseado no poema homônimo de Marcos Caiado. Na repetição das horas, um poeta em busca de si próprio encanta-se com a possibilidade de romper as correntes do cotidiano. Breve história do fragmento de tempo em que nos sentimos capazes de mudar tudo.
O poeta do Castelo- RJ, 1959, Documentário, PB, 11min. e 34 seg.- Versos de Manuel Bandeira, lidos pelo próprio poeta, acompanham e transfiguram os gestos banais da rotina em seu pequeno apartamento no centro do Rio. A modéstia de seu lar, a solidão, o encontro provocado por um telefonema, o passeio matinal pelas ruas do bairro.
Patativa- CE, 2001, Animação, Colorido, 9 min.- Aspectos da vida e obra do poeta Patativa do Assaré que, por meio de seu trabalho poético e de sua consciência política e social, expressa a realidade do sertão nordestino e do Brasil.
Soneto do desmantelo blue- PE, 1993, Ficção, Colorido/PB, 9 min.- Fragmentos da vida e obra do poeta pernambucano Carlos Pena Filho.
Mais informações
Sobre os filmes
http://www.programadorabrasil.org.br/programa/150/

Sobre o Cineclube UFGD
Site: www.cineufgd.blogspot.com
E-mail: cineufgd@gmail.com
Twitter: http://twitter.com/cineclubeufgd

Nenhum comentário:

Postar um comentário