quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cineclube apresenta neste sábado “Cinesamba”

Neste sábado, 09 de julho, será apresentado o Programa “Cinsamba”, com os curtas “Do dia em que Macunaíma e Gilberto Freyre visitaram o terreiro da Tia Ciata mudando o rumo da nossa história” de Sérgio Zeigler e Vitor Ângelo, “Operação Morengueira” de Chico Serra e Godofredo Quincas, “Com que roupa?” de Ricardo Van Steen e “Polêmica” de André Luiz Sampaio.
As sessões são abertas ao público com início às 17h, no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, localizado na Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.
Os filmes do Cineclube UFGD são fornecidos pela Programadora Brasil, do Ministério da Cultura, especialmente para Cineclubes.
Lembrando que as sessões de julho não serão obrigatórias, quem assinar a lista terá presença como hora extra. As obrigatórias retornam em 06 de agosto. Já as extras de quarta-feira estão suspensas enquanto os técnicos- administrativos estiverem em greve.

Filmes do Programa Cinesamba

É natural pensar que samba e cinema brasileiro combinam. Estes quatro curtas retratam personagens reais da história do samba, de forma ficcional. Começamos pelo pretenso momento em que Donga cria ?Pelo Telefone?, considerado o primeiro samba de todos os tempos; passamos por dois sambistas da mais alta grandeza, Moreira da Silva e Noel Rosa; para acabar na famosa rixa do último com Wilson Batista. Câmera na mão e samba no pé.
Do Dia em que Macunaíma e Gilberto Freyre Visitaram o terreiro da Tia Ciata mudando o rumo as nossa história, de Sérgio Zeigler e Vitor Angelo -SP, 1998, ficção, Colorido, 20 min. Com Tia Ciata, Freyre, Macunaíma e samba no nascimento de uma nação.
Operação Morengueira de Chico Serra- RJ, 2005, ficção, colorido, 16 min. Após invasão da Lapa por um bando de terroristas, boêmio incauto tem uma visão mediúnica de Kid Morengueira, recebendo o velho malandro a missão de acabar com a xavecagem no bairro boêmio. Super bang-bang inspirado nos sambas de breque de Moreira da Silva e Meguel Gustavo.
Com que roupa? De Ricardo van Steen-RJ, 1994, ficção, preto e banco, 18 min. Um dia na vida de um compositor. Entre brigas de bar, más notícias sobre sua saúde e desencontros com a namorada, Noel Rosa compôs o samba "Com que Roupa ?"
Polêmica de André Luiz Sampaio-RJ, 1998, ficção, colorido, 21 min. Filme musical, chanchada mediúnica e documentário. Dupla de vagabundos recebe os santos Noel Rosa e Wilson Batista. Incorporados, e à solta no carnaval carioca, revivem a famosa e polêmica rivalidade dos anos 30, que inspirou sambas antológicos como Palpite Infeliz, Rapaz Folgado e Feitiço da Vila.


Mais informações
Sobre os filmes
http://www.programadorabrasil.org.br/programa/150/

Sobre o Cineclube UFGD
Site: www.cineufgd.blogspot.com
E-mail: cineufgd@gmail.com
Twitter: http://twitter.com/cineclubeufgd

Nenhum comentário:

Postar um comentário