quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cineclube UFGD e PAEM exibem “Vivir la utopia” neste sábado


Neste sábado (23), às 16h30, o Cineclube da UFGD exibirá o filme “Vivir la utopia”, documentário que relata a história do Movimento Anarquista Espanhol, numa parceria com o coletivo PAEM (Para Além do Mercado e do Estado). A entrada é franca e o filme será debatido com um militante do PAEM.

“Vivir la utopia” é um documentário de 1997, produzido pela TVE e dirigido por Juan Gamero, no qual se descreve a experiência anarcossindicalista e anarco-comunista vivida na Espanha que transformou radicalmente as estruturas da sociedade em amplas zonas de resistência republicana, evento denominado como Revolução Espanhola, durante a guerra civil de 1936-39.

Consta de 30 entrevistas com sobreviventes anarquistas da Revolução Espanhola, cujo testemunho mostra a consolidação da revolução social e os antecedentes históricos do movimento libertário espanhol. Esta tarefa significou, segundo o documentário, a organização de aproximadamente 7 milhões de camponeses em comunidades agrícolas, 3000 fábricas e empresas autogestionadas nas cidades, a união de 150 mil milicianos anarquistas contra o fascismo, assim como as atividades culturais e o movimento Mulheres Livres, de mulheres contra o patriarcado.

Mais informações
Direção: Juan Gamero
Som: Maribel Sánchez-Maroto, Manuel Carvajal
País: España
Ano: 1997
Duração: 95 min.
Distribuição: TVE 2

Entrevistas com os anarquistas: Miguel Alba, Ramon Álvarez, Frederico Arcos, Marcelino Bailo, Maria Batet, Severio Campos, Francisco Carrasquer, Miguel Celma, Valerio Chiné, José Espana, Jose Fortea, Juan Giménez, Antonio Lahuerta, Concha Liano, Fidel Miró, Aurora Molina, Heleno Molina, Conxa Pérez, Suceso Portales, Dolores Prat, Ximo Queirol, Maravilla Rodríguez, Juan Romero, Manuel Sanz, Liberto Sarrau, José Sauces, José Serra Estruch, Antonio Turón, José Urzáiz, e Antonio Zapata.

Contatos
PAEM http://coletivopaem.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário