sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Mostras Nacional e Internacional do Dia da Animação também neste sábado


O Dia Internacional da Animação foi celebrado em 28 de outubro, às 19h30, com exibições em mais de 400 cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). O Cineclube UFGD realizou a sessão na quinta-feira (28) e vai repetir a exibição neste sábado (30), às 17h, a pedido dos estudantes que tiveram aula à noite e não puderam comparecer para assistir aos filmes. A entrada é gratuita e será no cine-auditório da Unidade 1, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

A Mostra Nacional 2010 tem classificação para maiores de 12 anos e contará com a exibição de curtas metragens como “Tromba Trem - O estrangeiro”, de Zé Brandão; “Como comer um elefante”, de Jansen Raveira e “Eu queria ser um monstro”, de Marão (RJ); “Doce Ballet”, de Lina Fridman e Maira Fridman; “Quando as cores somem”, de Luciano Lagares (SP), entre outros. Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para “Pássaros”, de Filipe Abranches (Portugal); “Kensho”, de Daniel Kang (EUA); “Zsa Zsa Zsu”, de Tromarama (Indonésia) e “Hide & Seek”, de Sherif Abbas (Egito).

A Mostra Internacional 2010 é recomendada para maiores de 14 anos e traz os filmes: “Voa Voa num Prédio de Lisboa”, de Joana Toste (Portugal); “Pássaros”, de Filipe Abranches (Portugal); “Diário de uma Inspectora do Livro de Recordes”, de Tiago Albuquerque (Portugal); “Kensho”, de Daniel Kang (EUA); “Zsa Zsa Zsu”, de Tromarama (Indonésia); “The Tale of How”, de The Blackheart Gang (África do Sul); “Grandma Lo'A Lo'A (Hajja Lolo)”, de Hussain Nemr (Egito); “HM HM”, de Mohamed Ghazala (Egito); “Hide & Seek”, de Sherif Abbas(Egito); e “Ooga Booga Samba Mamba”, de Vaibhav Kumaresh (Índia).

As mostras especiais serão realizadas no dia 06 de novembro para pessoas com deficiência auditiva, e no dia 13 de novembro para pessoas com deficiência visual, às 17h, no cine-auditório da UFGD.

O “Dia Internacional da Animação” aconteceu em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, Canadá, Irã, Romênia, Coréia do Sul, Austrália e Camarões, que fazem intercâmbio de suas mostras.

Site www.diadanimacao.com.br .

Fotos dos filmes: http://picasaweb.google.com.br/cineufgd/28DeOutubroDiaInternacionalDaAnimacao


Sobre o Dia Internacional da Animação:
A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.
A organização nacional do evento contará novamente com o apoio na divulgação da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV e Cine Brasil TV, além do apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual , do Conselho Nacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, do Centro de Produção de Legendas e do Habanero Áudio.
O DIA tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 50 países no mundo.

SINOPSES

MOSTRA NACIONAL
Tromba Trem - O estrangeiro – Dir. Zé Brandão
2D digital – 11min15seg – 2009 – Rio de Janeiro – RJ
Sinopse: Um elefante perde a memória ao cair do céu em pleno cerrado brasileiro, onde encontra uma tamanduá vegetariana e uma colônia de cupins que acreditam ser de outro planeta. Todos juntos embarcam num trem a vapor.

O Acaso e a Borboleta – Dir. Tiago Américo e
Fernanda Correa
Rotoscopia – 4min04seg – 2009 – Curitiba – PR
Sinopse: A beleza do vôo da borboleta talvez resida em sua aleatoriedade. Ora apresenta ser errático, sem destino. Ora parece ser dotado de objetivos incompreensíveis à racionalidade humana. Assim voam as borboletas. Assim caminham os homens.

Doce Ballet – Dir. Lina Fridman e Maira Fridman
Stop motion – 3min42seg – 2010 – São Paulo – SP
Sinopse: Quando menos se espera, objetos na sala criam vida e comidas se harmonizam em um delicioso ballet.

Quando as cores somem – Dir. Luciano Lagares
2D/3D – 15min – 2009 - São Paulo – SP
Sinopse: Laila percebe que as cores de suas pinturas se modificam quando ficam no escuro. O problema é resolvido com uma simples explicação feita por um cego que sugere a menina que use a imaginação ao ficar no escuro.

Bonequinha do Papai – Dir. Luciana Eguti e Paulo
Muppet
2D Digital – 4min36seg – 2010 – São Paulo – SP
Sinopse: Um videoclipe retrô-futurista, em preto e branco, sobre uma bonequinha andróide e seus amigos tecnológicos. Criado para música “Bonequinha do papai” da banda “ Pequeno Cidadão”.

Musicaixa – Dir. Jackson Abacatu
2D/Recorte digital – 2min – 2010 – Belo Horizonte – MG
Sinopse: Uma caixa de música e sua proliferação de sons.

Dias de Sol – Dir. Luciano Lagares
2D – 1min – 2005 - São Paulo – SP
Sinopse: Em dias de sol a vida rotineira parece ser mais confortável. Basta uma simples chuva de verão para por fim à rotina e transformar tudo num enorme desconforto. Inspirado pelos desenhos do filho, o inventor aproveita para exercer seu ofício, criando os guarda-chuvas de acordo com a personalidade de cada cliente.

Como comer um elefante – Dir. Jansen Raveira
2D – 5min57seg – 2008 – Niterói – RJ
Sinopse: A experiência traumatizante de uma aspirante a Miss que não consegue ler “O Pequeno Príncipe”.

Voltage – Dir. Felippe Lyra e William Paiva
Animação Tradicional / 2D / 3D / Rotoscopia – 4min15seg
– 2008 – Olinda – PE
Sinopse: Assim como sintetizadores moduladores, as
pessoas se conectam entre si para atingir vários objetivos. Em Voltage, robôs meio-humanos e meio sintetizadores, movidos por doses cavalares de energia se conectam num transe elétrico e caótico.

O Divino, De Repente – Dir. Fábio Yamaji
Stop motion/2D /rotoscopia/pixilation – 6min20seg –
2009 - São Paulo – SP
Sinopse: Documentário animado com ficção experimental sobre Ubiraci Crispim de Freitas, um brasileiro comum conhecido por Divino. Trata-se de um filme contado em palavras, cantado em repentes e legendado em desenho animado.

Eu queria ser um monstro - Dir. Marão
Stop Motion/Lápis no papel- 8min- Rio de Janeiro - RJ
Sinopse: Cotidiano de uma criança com bronquite.

MOSTRA INTERNACIONAL
Voa Voa num Prédio de Lisboa – Dir. Joana Toste
desenho sobre papel - 3min – 2009 - Portugal
Sinopse: É lógico que é fácil viver num mundo com lógica, usando logicamente a lógica.

Pássaros – Dir. Filipe Abranches
desenho sobre papel – 7min -2009 - Portugal
Sinopse: A desventura de uma velha mulher obcecada com pássaros e do seu filho, que pensa poder voar.

Diário de uma Inspectora do Livro de Recordes – Dir.
Tiago Albuquerque
Flash – 11min38seg – 2009 - Portugal
Sinopse: Quadros da vida de uma mulher responsável pela verificação dos recordes do Livro do Guinness.


Kensho – Dir. Daniel Kang
2D/3D – 3min57seg min – 2009 - EUA
Sinopse: Um poema visual que começa como um dia normal na
vida de uma jovem, mas termina em catarse espiritual. Traduzindo para a mente o "verdadeiro eu" ou a "verdade", “Kensho” descreve experiências de iluminação súbita ou breve no Zen Budismo.


Zsa Zsa Zsu – Dir. Tromarama
Stop-Motion – 4 min42seg – 2007 - Indonésia
Sinopse: curta de animação em stop-motion com botões de roupas.



The Tale of How – Dir.The Blackheart Gang
3D – 4min31seg – 2006 – África do Sul
Sinopse: Uma viagem fantástica sobre a criação da vida.

Grandma Lo'A Lo'A (Hajja Lolo) - Dir. Hussain Nemr
2D – 2min39seg – 2006 - Egito
Sinopse: Vovó Lo'A Lo'A está empenhada em sobreviver à relação tumultuada entre um cão e um gato. Será que ela vai conseguir?

HM HM – Dir. Mohamed Ghazala
2D – 2min17seg – 2005 - Egito
Sinopse: O que acontece quando um cliente não quer pagar a conta pela comida que comeu?

Hide & Seek - Dir. Sherif Abbas
2D - 2min26seg – 2007 - Egito
Sinopse: Um pequeno garoto se esconde de quem está à procura dele, mas será tudo em vão?

Ooga Booga Samba Mamba – Dir. Vaibhav Kumaresh
3D – 3min50’seg – 2007 - Índia
Sinopse: curta animado sobre esportes no tempo dos “homens das cavernas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário