quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Grande Otelo estrela Macunaíma neste sábado



Encerrando as atividades de 2009, o Cineclube UFGD exibe gratuitamente neste sábado (19), às 17h, o filme Macunaíma, baseado no romance de Mário de Andrade, e que tem no elenco atores como Grande Otelo, Paulo José, Jardel Filho e Milton Gonçalves. O filme é recomendado para maiores de 12 anos.

Macunaíma é a história de um anti-herói, ou “um herói sem nenhum caráter?”, nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco e troca a mata pela cidade, onde vive incríveis aventuras, acompanhado de seus irmãos. Na cidade, segue um caminho zombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário, Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muiraquitã.

O filme é de 1969 (Ditadura Militar), dirigido por Joaquim Pedro de Andrade e recebeu diversos prêmios como o do IV Festival de Brasília (1969) para Melhor Ator (Grande Otelo), Melhor Ator Coadjuvante (Jardel Filho), Melhor Argumento (Joaquim Pedro de Andrade), Melhor Roteiro (Joaquim Pedro de Andrade), Melhor Diálogo (Joaquim Pedro de Andrade), Melhor Cenografia (Anísio Medeiros) e Melhor Figurino (Anísio Medeiros).

VESTIBULAR UFGD
Macunaíma, de Mário de Andrade, é uma das obras da Literatura Brasileira que será cobrada no Vestibular 2010 da UFGD, que está com inscrições abertas até 18 de dezembro (sexta) e terá provas em 17 de janeiro. Os demais livros são: “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto; Episódio “A máquina do mundo” (fragmento de Os Lusíadas), de Luís Vaz de Camões; “Pequenas Criaturas”, de Rubem Fonseca; e “Poemas rupestres”, de Manuel de Barros.

Mais informações

http://www.programadorabrasil.org.br/filme/291/
cineufgd@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário