sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Debate sobre Direitos Humanos e das mulheres amanhã

Como parte da programação municipal da Campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, o Cineclube UFGD exibe neste sábado (5), às 17h, o documentário “As mulheres e os Direitos Humanos: Um X na questão”, fornecido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Também será exibida a propaganda “Viver sem violência: direito das mulheres do campo e da cidade” do Governo Federal. A sessão de cinema é gratuita e acontecerá no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

A convidada para o debate é a professora Cíntia Beatriz Müller da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Cíntia é professora de Antropologia da UFGD (2008), graduada em Direito (1998), com mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Especialista em Direitos Humanos pela UFRGS e Escola Superior do Ministério Público Federal (2008).

Cíntia é co-autora de relatórios antropológicos sobre delimitação de territórios quilombolas no estado do Rio Grande do Sul (2005-2007), atuou na área dos Direitos Humanos nos estados do Maranhão, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (2005-2007) e atualmente desenvolve pesquisa com comunidades quilombolas em Mato Grosso do Sul (2008) e sobre o acesso à justiça por parte de povos indígenas (2009). Ela realiza pesquisa na área da antropologia, com ênfase em temas referentes às relações interétnicas, povos tradicionais, antropologia do espaço e do direito e direitos humanos com ênfase em questões quilombolas e indígenas.


16 Dias de ativismo
A Campanha Mundial 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher é um movimento internacional que tem sua origem no primeiro Instituto Global de Liderança das Mulheres, que foi patrocinado pelo Centro pela Liderança das Mulheres (CWGL), na Universidade de Rutgers, em 1991.
As participantes escolheram a data, 25 de novembro, que é o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres e o dia 10 de dezembro, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos, com a finalidade de vincular de maneira simbólica a violência contras as mulheres com os direitos humanos.
Em Dourados, a campanha vai acontecer entre o dia 20 de novembro e 11 de dezembro e é promovida pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio de diversas entidades.
No dia 9, às 13h30, no Cras do Parque do Lago II, acontece um mini seminário: "Violência contra a Mulher e Lei Maria da Penha". No dia 10, às 14h, no CRAS da Vila Cachoeirinha, haverá um mini seminário: Violência contra a Mulher e Lei Maria da Penha. E no dia 11, último dia da campanha, no CRAS do Jóquei Clube, acontece mini-seminário, também abordando a violência sobre a mulher e a Lei Maria da Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário