sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sábado - Aleluia Gretchen


Às 17h, no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, será exibido gratuitamente o longa Aleluia Gretchen ( Sylvio Back , PR e SC, 1976) com vídeo de abertura do pexbaA (Itaú Cultural). O filme Aleluia Gretchen é o terceiro longa-metragem do diretor Sylvio Back e traz a marca da controvérsia política que marcaria a obra do cineasta catarinense a partir dessa obra, que mostra a saga de uma família de imigrantes alemães que fogem da Alemanha nazista e se fixam no sul do Brasil.

Para mostrar as ligações da Ação Integralista Brasileira com o Terceiro Reich, ao longo de quatro décadas, o diretor recorre a uma linguagem tão polêmica e ousada quanto o próprio tema. Realizado durante a ditadura militar, em 1976, o filme permanece como um dos pontos altos na carreira de Back, que escreveu o roteiro com o futuro novelista Manoel Carlos, inspirado nas suas memórias e origens culturais. Vale destacar a ótima utilização na trilha sonora de A Cavalgada das Walkírias, de Richard Wagner, em ritmo de rock, em versão do grupo O Terço.

Já a banda pexbaA lançou dois CDs, em 1999 e 2004, e é formada por Rossano (trompete e voz), Rodrigo (bateria), Rodrigo Otávio (guitarra) e João Marcelo (contrabaixo). Uma das características do grupo é o uso de um idioma inexistente em suas letras e de uma música essencialmente experimental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário