quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Hoje (28) Dia Internacional da Animação em Dourados


Dia da Animação começa às 19h30 no auditório da UFGD


Filmes brasileiros, russos, australianos, portugueses, coreanos e norte-americanos serão exibidos hoje, gratuitamente

Dourados celebra hoje (28), juntamente com 400 cidades do Brasil e outros 30 países, o Dia Internacional da Animação, às 19h30, com apresentação de filmes curta-metragem nacionais e estrangeiros, gratuitamente, no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), localizado na Rua João Rosa Góes, nº 1.761, com entrada pela Gustavo Pavel. Os filmes não são recomendados para menores de 16 anos.

A Mostra Nacional terá os filmes: A Princesa e o Violinista; Queda Livre; Papercut; O Jumento Santo e a cidade que se acabou antes de começar; O Quarto do Jobi; Silêncio e Sombras; O Anão que virou Gigante; Linhas e Espirais; e Dossiê Rê Bordosa. Enquanto que a Mostra Estrangeira exibirá: Animal Instinct (Australia); Multfilm (Rússia); História Trágica com final feliz (Portugal); Global Warming (Austrália); História de um Caramelo (Portugal); E2-E4 (Russia); The 13th Round (Coréia do Sul); «The Shoemaker in Heaven», a fairy-tale Animation (Rússia); Selva (Rússia); Poles Apart (Austrália); e Eye to Eye (EUA).

O Dia Internacional da Animação é feito em Dourados pelo Cineclube UFGD, organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e realizado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA).

Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. Participando do Dia Internacional da Animação, o Brasil busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países.
A programação de cada cidade pode ser conferida no site http://www.diadanimacao.com.br/ .



Sobre o Dia Internacional da Animação:

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

A organização nacional do evento contará novamente com o apoio, na divulgação, da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes e Cine Brasil TV, Cinemateca Brasileira, com o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual , do Conselho Nacional de Cineclubes e do Fórum dos Festivais.

O DIA tem patrocínio do Fundo Nacional de Cultura, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural. No Estado de São Paulo, o DIA tem o apoio do ProAC 08 – Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Arte do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Além da parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração do DIA em diversos países no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário