quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Curtas sobre Paisagens Brasileiras nsta quinta (29)

Às 12h desta quinta-feira (29), o Cineclube UFGD exibe o programa Paisagens Brasileiras, no auditório de Biotecnologia da Unidade 2 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na Cidade Universitária.

Os filmes curta-metragem desse programa são: A Lente e a Janela, Geraldo Voador, O Maior espetáculo da Terra, Passadouro, Recife de dentro pra fora, Trampolim e Wholes.

De acordo com a sinopse, uma característica que tem marcado a produção mais recente de curtas brasileiros é a sua capacidade de dar conta das expressões locais de quase todo o país, possibilitando assim que o espectador brasileiro (re)conheça as paisagens de uma série de diferentes Brasis nas telas.

Esta coletânea de curtas permite que passeemos do sertão paraibano ( Passadouro) aos grandes centros urbanos de Rio (Geraldo Voador) e São Paulo (Wholes), indo até a Porto Alegre de Trampolim. No meio do caminho, passamos ainda pelo interior de Minas Gerais ( O Maior Espetáculo da Terra), Brasília (A Lente e a Janela) e pelos rios de Recife (Recife de Dentro para Fora). Para além das peculiaridades deste trajeto geográfico e de paisagens, vemos obras de realizadores extremamente pessoais que, indo do documentário ao ensaio poético quase experimental, passando pela ficção, encontram nos espaços ao seu entorno verdadeiras musas inspiradoras.

Sobre os filmes
A Lente e a JanelaMarcius Barbieri , DF, 2005
Uma menina ganha uma câmera de vídeo no Natal e se transforma através da lente e da janela.

Geraldo Voador Bruno Vianna , RJ, 1994
Menino de favela com um dom especial acaba se envolvendo com traficantes. Baseado em trabalhos de Will Eisner.

O Maior espetáculo da TerraMarco Pimentel , MG, 2005
Um documentário sobre um circo na corda bamba.

PassadouroTorquato Joel , PB, 1999
As transformações dos hábitos e dos costumes no sertão nordestino com a chegada da parabólica. O velho e o novo coabitam o mesmo tempo e espaço.

Recife de dentro pra fora Kátia Mesel , PE, 1997
Documentário poético sobre o rio Capibaribe, inspirado no poema “Cão sem Plumas” de João Cabral de Mello Neto. Mostra os diversos aspectos do rio, do mar, da natureza e da cidade com sua miséria, seus pescadores e sua esperança.

TrampolimFiapo Barth , RS, 1998
Adolescente que se prepara para concurso de saltos ornamentais identifica-se com suicidas que pularam de um antigo viaduto de Porto Alegre.

Wholes A.S. Cecílio Neto, SP, 1991
Quando se divide um buraco ao meio, você obtém dois novos buracos ou dois meios-buracos? Um retrato de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário