terça-feira, 25 de agosto de 2009

Entrada franca para “Animações para Adultos” e “O Homem Nu” no Cineclube


O Cineclube UFGD começa nesta semana a exibir a programação de filmes eleitos pelos internautas na enquete realizada em julho desse ano. O novo calendário tem 15 filmes longa metragem e 82 curtas metragem viabilizados pela Programadora Brasil e pela Casa Brasil – UFGD.

O pontapé inicial desse novo calendário será com o Programa Animações para adultos 2 - Humor, nesta quinta-feira (27), às 12h, no auditório de Biotecnologia da Unidade II da UFGD, em frente ao RU (Restaurante Universitário). Buscando beneficiar os estudantes e trabalhadores que almoçam na Cidade Universitária, serão exibidos os curtas: Sushiman (Pedro Iuá, RJ, 2003), Essa Animação Não Tem Nome (Thomas Larson , SP, 2002 ), Santa De Casa (Allan Sieber , RJ, 2006), Almas em Chamas ( Arnaldo Galvão , SP, 2000) e Quando Jorge Foi À Guerra (Tadao Miaqui , PR, 2004 ).

Animações para adultos 2 – Humor reúne alguns dos mais engraçados curtas de animação do país voltados para o público adulto, tratando de triângulos amorosos e traições conjugais até morte e releituras de contos infantis para maiores de 18 anos. De acordo com sua sinopse, animação não é mais o gênero, é apenas o meio para se contar histórias de terror, romance, ação e um dos pontos altos da realização nacional animada é o humor - seja desenhado ou em stop motion, quando o texto é tão divertido quanto a hilária imagem que o acompanha.

Já neste sábado (29), o Cineclube UFGD exibirá o filme mais votado da enquete, O Homem Nu, às 17h, no cine-auditório da Unidade I da UFGD, Rua João Rosa Góes, nº 1.761, Vila Progresso (com entrada pela Gustavo Pavel).

O Homem Nu é recomendado para maiores de 14 anos e conta a história de Sílvio Proença que precisa embarcar a contragosto para São Paulo, a fim de divulgar seu novo livro. No aeroporto, encontra um grupo de velhos companheiros. Com o embarque cancelado devido a uma forte tempestade, o grupo segue para o apartamento de Marinalva, sobrinha de um dos amigos de Proença, onde o grupo dá continuidade à reunião. Seduzido pela música e pelos encantos de Marinalva, Proença passa a noite ali mesmo, despertando no dia seguinte, completamente nu. Ainda zonzo da ressaca, vai apanhar o pão deixado à porta do apartamento. É quando o vento fecha a porta e o deixa completamente nu do lado de fora.

O filme é de ficção e suspense e foi lançado no Rio de Janeiro, no ano de 1997. Com direção de Hugo Carvana e roteiro de Aldir Mendes de Souza (baseado em conto de Fernando Sabino), “O Homem Nu” traz no seu elenco atores como Cláudio Marzo, Denise Bandeira, Lúcia Veríssimo, Daniel Dantas, Isabel Fillardis, Maria Zilda Bethlem, Mílton Gonçalves, David Pinheiro e Anselmo Vasconcelos.

Para a abertura dessa sessão de cinema, será apresentado o curta Sushiman, do Programa Animações para adultos 2 - Humor e o vídeo da Banda de Pífanos do Bendegó que compõe a Coletânea Cartografia Musical Brasileira, fruto do programa Rumos Itaú Cultural Música 2004-2005 e entregue ao Cineclube UFGD pela Coordenadoria de Cultura da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Toda abertura de sábado mostrará um artista dessa coletânea.

A Banda de Pífanos do Bendegó é formada por integrantes de uma mesma família, que vive em Canudos Velho (BA), apresenta-se regularmente desde 1995 e credita ao avô, que morreu aos 114 anos, o costume familiar de tocar pífano. Com flautas, zabumba e caixa, tocam ritmos comuns na região: lundu, retirada, reisado e marcha. Bendegó, palavra tupi para coisa descomunal, é o nome de um meteoro caído na região no século XVIII.

Filmes mais votados
Os 15 filmes escolhidos pelos internautas foram: O Homem Nu; O Júri; A Rosa Púrpura; 11 do 9 (Atentado do World Trade Center); A Hora da Estrela; Milagre em Juazeiro e Padre Cícero; Aleluia Gretchen; Tróia (Documentário); Bang Bang e Bla Bla Bla...; O Universo de Mojica Marins e As Sete Vampiras; Esta Noite encarnarei no teu cadáver; Cafundó; Terra em transe; Cleópatra, a rainha do Egito (documentário) e Jango.

Curtas Metragem
Para montar a programação dos filmes exibidos das 12h às 13h no auditório de Biotecnologia da UFGD, o Cineclube conseguiu para a Programadora Brasil os seguintes programas: Curtas Universitários, Medo e Suspense, Histórias do Cinema Brasileiro, Clássicos e Modernos, Diferenças, Animações para adultos 2 - Humor, Núcleo de Animação do CTAv, Paisagens Brasileiras, Curta Cada Página, Olhares Femininos, Sedução e Sexualidade, Comunidades e Documentários Musicais.



Foto: Divulgação
Legenda: “O Homem Nu” é estrelado por Cláudio Marzo

Mais informações
Comunidade Cineclube UFGD http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=90034842
E-mail: cineufgd@gmail.com
Twitter: www.twitter.com/cineclubeufgd

Nenhum comentário:

Postar um comentário