quinta-feira, 2 de outubro de 2014

UFGD convida para debate sobre o filme “Terra Vermelha” neste sábado


Tema de questões no Vestibular 2014 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o filme “Terra Vermelha” será exibido gratuitamente neste sábado, 04 de outubro, às 17h, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).
   
A sessão é aberta a qualquer interessado e busca atrair os vestibulandos, já que a prova será em 23 de novembro. Após o filme, haverá debate com o professor Paulo Custódio, professor da faculdade de artes letras e comunicação (FACALE).

“Terra Vermelha” é dirigido pelo italiano Marco Bechis e filmado em Dourados. O foco são os índios Guarani-Kaiowás, de Mato Grosso do Sul, que apesar das tradições serem muitas vezes atropeladas pela civilização, ainda tentam manter algumas delas, seja pelo respeito aos antepassados, seja para simular uma vida selvagem para o “homem branco”, que paga para ver o desconhecido. Confinados em reservas, esses índios não tem muito do que precisam para sobreviver, como amplas áreas para caça e o contato com as terras onde estão enterrados estes ancestrais.


Para discutir o filme e redimensionar as questões envolvidas, com objetivo de tratar da cobrança no vestibular da UFGD, da presença do filme na realidade cultural da sociedade pós-moderna e da especificidade temática para a região de Dourados, tendo em vista que o filme se desenvolve na cidade e a problemática é encontrada em todo Mato Grosso do Sul.,

Nenhum comentário:

Postar um comentário