quinta-feira, 21 de junho de 2012

Comédia: Cineclube UFGD exibe “Por 30 Dinheiros” neste sábado



O projeto de extensão Cineclube UFGD exibe neste sábado (23), às 17h, o filme paraibano “Por 30 Dinheiros”, com entrada franca, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

O cinema nordestino tem a boa fama de ser inventivo e humorado. Realização da Paraíba, o longa-metragem “Por 30 dinheiros” não nega a tradição. Dirigido pela paraibana Vania Perazzo Barbosa e pelo cineasta e crítico búlgaro radicado no Brasil Ivan Hlebarov, o filme é uma mistura de comédia burlesca com drama e até mesmo tragédia. 

De acordo com a sinopse, no interior do Nordeste, uma trupe mambembe encena A Paixão de Cristo. Depois de meses de espetáculo, Zé, que interpreta Cristo, e Lula, no papel de São Pedro, fogem com o dinheiro acumulado da bilheteria. Na viagem da caatinga ao litoral, os dois são perseguidos pelo diretor e pelo resto da trupe. Cenas da peça se confundem com a realidade em momentos de traição, gozação e delírio, um misto de situações tragicômicas e surreais. Misticismo, valores novos e arcaicos revelam, metaforicamente, a região Nordeste em meio à globalização.

No filme, o Cristo tem destino inevitável, tal qual Jesus de Nazaré, que precisa sofrer e ser crucificado para salvar a humanidade. Ou pelo menos parte dela. As aventuras, por vezes absurdas, mostram um Nordeste árido, pobre e sofrido, mas com disposição e fé para mudar o que a natureza impõe e os governos, omissos, apenas ajudam a agravar. 

Assim, metáfora e crueza andam lado a lado, num filme que se nega a enveredar por esquemas narrativos tradicionais e decide usar toda e qualquer dificuldade de realização como ferramenta a serviço da estética cinematográfica.

Mais sobre o filme
Por 30 dinheiros de Ivan Hlebarov e Vania Perazzo Barbosa - PB, 2005, Ficção, Colorido, 110 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário