quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cinema nacional tem espaço garantido na I Feira do Livro e da Leitura de MS


De 14 a 17 de junho, Dourados terá dezenas de atividades literárias na I Feira do Livro e da Leitura de Mato Grosso do Sul. Como parte da programação está o Cine livro, com os filmes inspirados ou baseados em obras de grandes escritores, com sessões sempre às 14h e às 17h, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). A entrada é gratuita.
Os filmes exibidos serão: O Coronel e o Lobisomen (quinta-feira, às 14h), Meu nome não é Johnny (quinta-feira, às 17h),  O Casamento de Romeu e Julieta (sexta-feira, às 14h), Quincas Berro D'Água (sexta-feira, às 17h), Lisbela e o Prisioneiro (sábado, às 14h), O Bem Amado (sábado, às 17h). No domingo serão promovida a sessão Brasil Animado, a partir das 14h, e o lançamento do filme “Vida Liberta”, de Celso Marques, às 17h, articulado pela Academia Douradense de Letras - Jovem.
A realização da I Feira do Livro e da Leitura é da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Governo do Estado e Prefeitura Municipal.
Sinopses dos filmes
Local das sessões: Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso)
Quinta-feira 14h: O Coronel e o Lobisomen (Censura 10 anos)
Ponciano de Azeredo Furtado (Diogo Vilela) é um coronel de patente e fazendeiro por herança, que luta contra seu irmão de criação Pernambuco Nogueira (Selton Mello) para manter as terras da Fazenda Sobradinho e conquistar o coração de sua prima Esmeraldina (Ana Paula Arósio). Para vencer esta batalha Ponciano precisa enfrentar feras, agiotas e ladrões, além de se envolver com a vida boêmia da cidade e ainda espantar assombrações.
Quinta-feira 17h: Meu nome não é Johnny (Censura 14 anos)
João Guilherme Estrella (Selton Mello) nasceu em uma família de classe média do Rio de Janeiro. Filho de um diretor do extinto Banco Nacional, ele cresceu no Jardim Botânico e frequentou os melhores colégios, tendo amigos entre as famílias mais influentes da cidade. Carismático e popular, João viveu intensamente os anos 80 e 90. Neste período ele conheceu o universo das drogas, mesmo sem jamais pisar numa favela. Logo tornou-se o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995. A partir de então passou a frequentar o cotidiano do sistema carcerário brasileiro.
Sexta-feira 14h - O Casamento de Romeu e Julieta (Censura 10 anos)
Alfredo Baragatti (Luís Gustavo) é um advogado descendente de italianos, que é palmeirense roxo e membro do Conselho Deliberativo do clube. Alfredo criou sua Julieta (Luana Piovani) para ser como ele, mais uma apaixonada pelo Palmeiras. Batizada em homenagem aos ídolos palmeirense, "juli" de Julinho e "eta" de Echevarietta, ela é jogadora do time feminino do Palmeiras, jogando como centroavante. Julieta se apaixona por Romeu (Marco Ricca), um médico oftalmologista de 45 anos que é corinthiano roxo. Em nome do amor Romeu aceita se passar por palmeirense, chegando a se filiar como sócio do clube e ir aos jogos para torcer pelo rival. Tais atitudes geram desconfiança em sua família, principalmente em seu filho Zilinho (Leonardo Miggiorin) e na avó Nenzica (Berta Zemmel), ambos corinthianos fanáticos.
Sexta-feira 17h - Quincas Berro D'Água (Censura 14 anos)
Salvador. Quincas (Paulo José) é um funcionário público cansado da vida que leva. Um dia ele resolve deixar sua família de lado e cair na farra, ganhando fama como Quincas Berro D'Água, o rei dos vagabundos. Quando ele é encontrado morto em seu quarto, sua família resolve apagar os vestígios de sua fase arruaceira e lhe dar um enterro respeitável. Só que seus amigos surgem no local e decidem levá-lo para uma última farra.
Sábado 14h - Lisbela e o Prisioneiro (Censura 10 anos)
Lisbela (Débora Falabella) é uma moça que adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu (Selton Mello) é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade de Lisbela. Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas há um problema: Lisbela está noiva. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador (Marco Nanini) que está atrás de Leléu, devido a ele ter se envolvido com sua esposa (Virginia Cavendish).
Sábado 17h -O Bem Amado (Censura 12 anos)
Após o assassinato do prefeito de Sucupira por Zeca Diabo (José Wilker), uma disputa política entre Odorico Paraguaçu (Marco Nanini) e Vladimir (Tonico Pereira) pelo cargo vago tem início. Odorico vence a eleição e toma posse como prefeito, recebendo sempre o apoio das irmãs Doroteia (Zezé Polessa), Dulcineia (Andréa Beltrão) e Judiceia (Drica Moraes). Uma de suas promessas é construir o primeiro cemitério da cidade, para evitar a emigração dos habitantes após morrerem. Só que, após a obra ser concluída, há um problema: ninguém em Sucupira morre, o que impede que o cemitério enfim seja inaugurado. Sofrendo pressão devido a acusações de superfaturamento, Odorico precisa encontrar um meio para que o grande feito de seu mandato não se torne uma grande piada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário