quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Encerramento do Circuito Tela Verde nesse sábado




Neste sábado (28), às 17h, o Cineclube UFGD exibe gratuitamente os filmes “Da Margem ao Centro: o outro lado do desenvolvimento” e “Projeto Agroflorestal da Aldeia de Wassu Cocal”, no cine-auditório da Unidade 1, localizado na Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso. A professora da Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Verônica Guimarães, vai comandar o debate.

Essa sessão encerra a programação local da II Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde que foi promovida em Dourados neste mês de agosto. O Circuito é uma realização do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Cultura. A mobilização nacional atingiu aproximadamente 370 cidades.

“Da Margem ao Centro: o outro lado do desenvolvimento” (34 minutos) é uma produção do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) e o foco está na contraditória realidade das Baías de Septiba e da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. O filme denuncia, emociona e encanta ao provar que existe outro modelo de desenvolvimento possível.

Já o “Projeto Agroflorestal da Aldeia de Wassu Cocal” (17 minutos) apresenta o projeto realizado na cidade de Joaquim Gomes (AL) numa parceria entre o povo Wassu Cocal e o Movimento Minha Terra. Ele mostra as soluções de agroflorestação incorporadas na recente luta do povo Wassu para iniciar o reflorestamento de sua terra desgastada pela agropecuária e pelo cultivo da cana de açúcar pelos antigos latifundiários que antes ocuparam suas terras. A música é dos próprios índios Wassu e da banda Gato Zarolho. A produção do filme é do Movimento Minha Terra, Saudáveis Subversivos, Quarto dos Fundos, Estúdio Concha Acústica e Comunica.

Circuito Tela Verde
O Circuito Tela Verde é uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências em educação ambiental, para exibição em estruturas educadoras. Utilizando metodologias de educomunicação, os filmes deverão estimular o debate nas comunidades, contribuindo para a reflexão, e trazendo uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública. A realização é do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Mais informações
Sobre o Circuito Tela Verde: http://circuitotelaverde.blogspot.com /
Sobre o Cineclube UFGD: WWW.cineufgd.blogspot.com , cineufgd@gmail.com , WWW.twitter.com/cineclubeufgd e 3411-3676

Nenhum comentário:

Postar um comentário