quinta-feira, 13 de maio de 2010

Clássicos: Cineclube UFGD exibe Ben-Hur, melhor filme de 1959




Como parte da programação de Clássicos exibidos pelo Cineclube UFGD neste mês de maio, no dia 15 (sábado) será apresentada a primeira parte do filme Ben-Hur, vencedor de 11 oscar, incluindo o de melhor filme em 1959. A entrada é franca e a sessão começa às 17h, no cine-auditório da Unidade 1 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

Com 3h40 de duração, o filme será dividido em duas sessões, sendo que segunda será no dia 22 de maio. O filme é dirigido por Willian Wyler, com roteiro de Karl Tunberg e elenco composto por atores como Charlton Heston, Jack Hawkins, Haya Harareet, Stephen Boyd, Hugh Griffith, Martha Scott, Cathy O´Donnell e Sam Jaffe.

Os números traduzem a magnitude do filme: 100 mil figurinos, 8 mil figurantes, 300 sets de filmagem e um estonteante orçamento que nos seus dias, o transformaram no maior filme da história do cinema. Os criadores de Ben-Hur realizaram o melhor e maior dos épicos bíblicos de todos os tempos.

Charlton Heston traz uma presença física e moral irrepreensível na pele de Judah Ben-Hur, um judeu de família nobre na Palestina, cuja heróica odisséia inclui a escravização pelos romanos, uma arrojada fuga de uma galé em meio à uma sangrenta batalha, a vingança contra seu algoz durante uma furiosa corrida de bigas e um devoto encontro com Jesus Cristo.

Uma carismática performance de Heston rendeu-lhe a estatueta de Melhor Filme de 1959, com o lendário William Wyler, colecionando o seu terceiro prêmio de Melhor Diretor – e o filme tornou-se o recordista de Oscar da história do cinema – 11 estatuetas – até ser equiparado com Titanic, em 1997.

A programação de Clássicos do Cineclube UFGD prevê ainda a exibição de filmes como “E o vento levou” e “Casa Blanca”, sendo que “O Mágico de Oz” foi apresentado em 8 de maio, com a presença de aproximadamente 60 pessoas.

Os filmes para essa programação especial são emprestados da Casa Brasil/UFGD e os equipamentos utilizados são fornecidos pelo Ministério da Cultura, por meio do programa Ponto Difusão Digital, implantado na UFGD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário