terça-feira, 19 de maio de 2009

Cineclube UFGD começa a exibir filmes nesta quinta-feira

Sessões de cinema gratuitas acontecerão às quintas-feiras na Unidade 2 e aos sábados na Unidade 1

A partir desta quinta-feira (21), o Cineclube da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) inicia a realização de exibições gratuitas de filmes do cinema nacional. A estréia será às 12h, no auditório de Biotecnologia da Unidade 2 da UFGD, com os curtas O Crime da Imagem (13 minutos, Lírio Ferreira, PE, 1992) e Açaí com Jabá (13 minutos, Alan Rodrigues e Marcos Daibese Walério Duarte , PA, 2000). O horário busca beneficiar os estudantes e servidores que almoçam no campus da UEMS e UFGD.
Já no sábado (23), a sessão de cinema começa às 17h, com o curta O Crime da Imagem e o longa Cinema, Aspirinas e Urubus (99 minutos, Marcelo Gomes, PE, 2005), no cine-auditório da Unidade 1, localizado na Rua João Rosa Góes, 1.761, Vila Progresso, com entrada pela Gustavo Pavel.
Aos sábados, o objetivo é abrir o Cineclube para a comunidade, que terá acesso livre às sessões, observando apenas as recomendações de faixa etária para cada filme. A maioria não é recomendada para menores de 14 anos.
Toda quinta-feira e sábado, respectivamente às 12h e às 17h, o Cineclube UFGD exibirá filmes com entrada franca como parte do movimento cineclubista incentivado pela Programadora Brasil que coloca a disposição dos cineclubes um acervo de mais de 300 obras nacionais.
Com o recebimento da primeira remessa de filmes da Programadora, o Cineclube UFGD montou uma programação que prevê a exibição de 35 curtas e longas metragens de vários estilos. Entre os longas que serão exibidos estão: Madame Satã, Bicho de Sete Cabeças, O Homem que Virou Suco, Quase Dois Irmãos, Corisco e Dadá, Amarelo Manga, Deus e o Diabo na Terra do Sol e Durval Discos.
Na UFGD, as reuniões iniciais de mobilização para formação do Cineclube foram realizadas em janeiro por um grupo técnicos administrativos e docentes interessados em trazer o movimento para a universidade. O Cineclube UFGD terá por finalidade estudar, apreciar e divulgar a cultura audiovisual e cinematográfica sob todas as formas. Entre as atividades estão a distribuição, projeção e exibição de filmes e material audiovisual em geral e a realização de manifestações culturais e cinematográficas.

Cinema, Aspirinas e Urubus e O Crime da Imagem
Com equilíbrio entre forma e fundo raro para um estreante, o pernambucano Marcelo Gomes realizou uma das melhores abordagens do sertão nordestino e um dos grandes momentos do cinema brasileiro atual. O encontro entre um alemão, fugido da Segunda Guerra Mundial, e um nordestino que quer ir para a cidade grande em busca de oportunidades, rende um belo e original road-movie (filme de estrada). O diretor investe no despojamento formal, mas cria uma nova estética, resultado de um fecundo diálogo com a paisagem agreste. O sertão nordestino também é cenário do curta “O crime da imagem”, realizado por outro pernambucano, Lírio Ferreira. O filme mostra Antônio Conselheiro (Tuca Andrada) antes de se tornar o líder de Canudos. Fonte: Programadora Brasil

Açaí com Jabá
Traz um duelo entre um paraense e um turista para ver quem consegue tomar mais açaí com jabá. Baseado nesse costume do homem da Amazônia. O curta metragem é uma ficção de tem 13 minutos, foi lançado no ano de 2000 e produzido no Pará. Ganhou os prêmios de Melhor Direção em Goiânia, Melhor Ator no Festival Guarnicê, Melhor Curta Metragem Paraense na Mostra de Curtas do Banco da Amazônia. Fonte: Programadora Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário