sexta-feira, 16 de maio de 2014

O projeto de extensão Cineclube UFGD exibe amanhã (17) o documentário Vala Comum, de João Godoy, que revela o destino dos militantes mortos pela ditadura no Brasil. Após a sessão, haverá um debate sobre a reforma da Lei de Anistia com Marcos Antônio Delfino de Almeida, procurador do Ministério Público Federal do Mato Grosso do Sul. Essa exibição é uma parceria com o Grupo de Ativismo da Anistia Internacional e com a ÍNTERI Jr (Empresa Júnior de Relações Internacionais da UFGD).
 
"Vala Comum" trata de um episódio praticamente esquecido pela indústria jornalística: as ossadas de militantes políticos que combateram a ditadura e que foram enterradas na vala comum do cemitério de Perus, em São Paulo.
 
Oficialmente, a ditadura não admitia a existência de tortura no país, portanto, para explicar os cadáveres resultantes das sessões de tortura não bastava plantar notas nos jornais que justificavam as mortes como confrontos com a polícia ou atropelamentos na fuga de prisioneiros. Era necessário esconder as provas físicas.
 
A sessão acontece às 17h, no cineauditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. A classificação indicativa do filme é de 14 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário