quinta-feira, 20 de março de 2014

O projeto de extensão Cineclube UFGD exibe neste sábado (22). O Renascimento do Parto é um filme brasileiro de 2013.  Érica de Paula e Eduardo Chauvet, diretores do documentário independente. Por dois anos, o casal encarou viagens pelo Brasil, entrevistando médicos, mães, parteiras, especialistas e gestores públicos. Incluíram quase trinta depoimentos. O documentário é o primeiro a retratar o tão específico cenário nacional em temas delicados como nascimento, dor do parto e funcionamento do sistema obstétrico de saúde. Só de levar à discussão o assunto, o longa já tem seu mérito.



O filme “O Renascimento do Parto” retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias consequências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.

A sessão é gratuita e aberta para toda comunidade, às 17h no cineauditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário