O projeto de extensão Cineclube UFGD realiza neste sábado (17), a exibição do filme “Gada Meilin” como parte da programação da Mostra do Cinema Chinês, às 17h, no cine-auditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). A entrada é franca.
Gada Meilin, um pastor das pradarias Korqin, destacava-se pela valentia e honradez. Seu sonho de menino era um dia vir a ser Meilin, isto é, chefe do corpo de guardas do clã Darhan. Quando, enfim, seu sonho é realizado, o chefe do clã decide vender as terras da pradaria aos senhores da guerra em troca de vantagens pessoais, e a população se vê ameaçada de ficar sem a fonte de seu sustento. Gada Meilin se subleva em defesa do povo. A rebelião fracassa, mas ele sobrevive na memória do povo como herói.
O último filme da Mostra será “Mãe Bonita” (24 de setembro) que trata da luta de uma mulher divorciada para educar o filho surdo. A mostra foi iniciada em 03 de setembro com o filme “Amor à margem do Rio Amarelo” e exibiu no dia 10 o “Grandes pés bonitos”.
A Mostra do Cinema Chinês é uma realização do Cineclube UFGD com subsídio do projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFGD e parceria com a Embaixada da República Popular da China, que emprestou os filmes e forneceu livros sobre “A Escrita Chinesa – das inscrições oraculares ao dígitos binários”, “La Medicina Tradicional China”, “Abecé de la Ópera de Beijing” e “Los Instrumentos Musicales Chinos”, além de um dvd sobre música instrumental chinesa, que estarão disponíveis para os interessados durante as sessões.
Ainda em 2011 estão previstas Mostras do Cinema Alemão (outubro) e Indiano (dezembro), sendo que já foram realizadas as Mostras do Cinema Francês (maio) e Canadense (junho), além das nacionais.
CINECLUBE UFGD
Twitter @cineclubeufgd
Facebook Cineclube UFGD
Nenhum comentário:
Postar um comentário